CONTACTOS
Fale connosco
800 203 186
Em rede

Está aqui

Evento "Gaming + Saúde: desafios e potencialidades"

Riscos e oportunidades da prática do gaming

A Era Digital é uma realidade e também preocupação. Assim o considerou a equipa científica da Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo, I.P. (ARSLVT), na área da saúde. Ao tentar antecipar e planear riscos de doença, concluíram que a indústria do gaming superava a indústria do cinema e da música.  Reconhecendo os benefícios do mundo digital, e focando-se na população jovem, observou que era fulcral dar o contraponto, proporcionar muitas atividades reais e físicas, promover o bem-estar emocional e físico e combater a dependência de jogos online em jovens. Assim nasceu o projeto Gaming + Saúde, uma parceria com a Câmara Municipal de Cascais com a ARSLVT, no âmbito da Agenda Para a Transformação 2030, com foco estratégico na Promoção da Saúde e na Prevenção da Doença, numa lógica de antecipação dos riscos, no quadro dos Determinantes da Saúde. O desafio foi lançado aos 52 municípios do país, e Cascais foi o primeiro a acolher esta ideia, a percecionar e a trazer à reflexão um tema tão importante e preocupante. Há cerca de 18 meses foi assinado o protocolo entre as instituições e, desde então, foram realizadas auscultações junto dos jovens do município, de forma a ter um quadro que ilustre o uso excessivo, ou não, das plataformas de jogo online.

No dia 6 de fevereiro, realizou-se o evento “Gaming + Saúde: desafios e potencialidades", no Centro Cultural de Cascais, que reuniu jovens, os protagonistas deste estudo e ação, e profissionais que trabalham diretamente com esta população e que têm apoiado a autarquia na definição de políticas cada vez mais ajustadas à realidade. Foi a primeira de outras ações que serão realizadas, neste âmbito.

.

Assim, foram debatidas questões sobre esta matéria que se adivinha ser problemática num futuro próxima, acusando, no presente, sinais de dependência alarmante. Igualmente preocupante são os sinais físicos que denunciam a forma como o uso excessivo de telemóveis e outros meios de aceder online, provocam nos jovens. “Fizemos a auscultação aos jovens do município e concluímos que já há muitas doenças, em termos físicos, como dores de cabeça, dores musculares, dores nas mãos, nas influencers, (sobretudo, são mais as raparigas), e dores nos olhos. Estima-se que, em 2030, vamos ter mais de 70% da população a usar óculos, fruto também desta utilização cada vez mais em cima dos ecrãs, os malefícios de estarmos permanentemente neste mundo de ecrãs”, referiu Ana Harfouche, Head da Equipa Científica, Sustentabilidade e ESG ARSLVT, uma das oradoras deste evento.

Constatações que são reforçadas por análises prévias. “Um estudo nacional, realizado em 2022, revelou que 15% dos jovens, entre os 12 e os 15 anos, apresentam mais dependência da internet, designadamente, aos videojogos. Em Cascais, os jovens relataram estarem cada vez mais conscientes e atentos aos sinais de alerta e de perigo, fruto de uma aposta que o município tem vindo a fazer nesta área da prevenção dos comportamentos aditivos, quer na divisão da Promoção da Saúde, mas também a da Juventude, que tem uma ação muito incisiva nesta área e que tem essa aposta, que fizeram antes de implementarmos este projeto, e que fez com que os nossos jovens tivessem uma resposta e um resultado bastante mais positivo do que outros estudos que foram feitos noutros municípios. Os jovens têm-nos guiado cada vez mais no ajuste de procedimentos, na adequação da nossa linguagem, quando estamos a elaborar os questionários, na melhor metodologia que vai ao encontro dos jovens do município, independentemente da sua origem ou do seu contexto de vida, o que faz com que estes resultados de um processo de codecisão sejam mais efetivos. Só assim conseguimos que a ação que vamos fazer, decorra de uma necessidade real e concreta”, adiantou Carla Semedo, vereadora da Câmara Municipal de Cascais, presente no evento que se realizou no Dia da Internet Mais Segura..

CMC | TL | IM | NH | AG | LB

Cascais Digital

my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0