CONTACTOS
Fale connosco
800 203 186
Em rede

Está aqui

Exercício de Combate a Incêndio Rural Malveira da Serra’20

Treinar, testar e avaliar o combate a incêndios rurais com as medidas de proteção ao Covid-19

70 bombeiros das cinco Associações de Humanitárias de Bombeiros Voluntários do concelho de Cascais participaram, na tarde de 27 de junho 2020, no Exercício de Combate a Incêndio Rural Malveira da Serra’20.

O grande objetivo do exercício foi treinar, testar e avaliar a capacidade de resposta e combate a incêndios rurais no concelho com a implementação das medidas de proteção ao Covid-19. O cenário do suposto incêndio teve lugar na encosta entre a Peninha e a Pedra Amarela, onde várias equipas de bombeiros foram distribuídas por diferentes locais simulando o combate a um incêndio em diferentes frentes.

“É fundamental estabelecermos estes simulacros onde são simulados focos de incêndio, neste caso tratar-se-ia de um grande incêndio na serra. Estando as cinco corporações de bombeiros de Cascais coordenadas, no dia em que houver, e esperamos que não haja, alguma situação semelhante, estão mais preparadas para poder ter um excelente resultado no combate a incêndios,” salientou Carlos Carreiras, presidente da Câmara Municipal de Cascais.

Foi também uma oportunidade de treino para os elementos do Posto de Comando, que foi instalado na Sociedade Recreativa e Familiar da Malveira da Serra, seguindo as instruções da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil e das medidas de proteção ao Covid-19. Organizado pelas Associações de Humanitárias de Bombeiros Voluntários do concelho, o Exercício de Combate a Incêndio Rural Malveira da Serra’20 contou com a participação do Serviço Municipal de Proteção Civil de Cascais, da Polícia Municipal e GNR.

No exercício estiveram presentes cinco Veículos Florestais de Combate a Incêndio (VFCI), dois Veículos Tanque Táctico Florestal (VTTF), dois Veículos Ligeiros de Combate a Incêndios (VLCI), um Veículo Tanque Tático Urbano (VTTU) e um Veículo Florestal de Combate a Incêndios (VFCI) pertencentes às Associações de Bombeiros do concelho, sendo que alguns destes veículos, assim como outros materiais de proteção, foram adquiridos através do  Orçamento Participativo de Cascais.

Cascais Digital

my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0