Está aqui

EXPERIMENTA: Um passo importante para o mercado de trabalho

A Câmara Municipal de Cascais lançou o “EXPERIMENTA”, um programa que através da promoção e valorização profissional e pessoal, potencia o talento dos jovens do concelho, abrindo as portas para uma primeira experiência em contexto laboral.

“É importante para a Câmara Municipal de Cascais poder contribuir para a formação destes jovens num primeiro ambiente profissional”, disse O vereador Nuno Piteira Lopes na apresentação deste programa. Nuno Piteira Lopes destacou as vantagens deste programa que permite que, “num ambiente de Câmara Municipal de Cascais", os jovens possam ter um "primeiro contacto com o mundo real do trabalho e na área que eles próprios escolheram”.

Madalena Lopes, tem o curso de modelagem e ambiciona trabalhar em moldes de roupa, mas é neste momento um dos 25 candidatos ao EXPERIMENTA. “Vou passar os próximos nove meses no Centro de Interpretação da Ponta do Sal e as minhas expectativas são aprender a estar num ambiente de trabalho, ganhar experiência laboral”.

O Programa a cargo do Departamento de Empregabilidade e Talento “pretende ser a rampa de lançamento dos jovens para o Mercado de Trabalho”, disse Francisco Carreiro, Chefe de Divisão daquele Departamento. Um programa que inclui uma série de atividades que permite aos jovens uma “experiência durante nove meses em contexto de trabalho, potenciando o Know How dos serviços da Câmara Municipal de Cascais e a sua diversidade técnica para proporcionar experiências aos jovens, conciliando isso com um conjunto de outras atividades, como formação, Bootcamp, recrutamento com empresas, consultoria de percurso profissional”,. Em suma, conclui Francisco Carreiro, este programa fornece aos jovens “algumas linhas no seu currículo e alguma experiência que vai ser diferenciadora na sua abordagem, ao mercado de trabalho”.

Ora, numa altura em que a Taxa de Desemprego Jovem (15 – 24 anos) em Portugal se mantém, desde o início do milénio, em mais do dobro da taxa verificada para o resto da população, esta resposta da Câmara Municipal de Cascais reforça o talento e potencial jovem e responde às principais necessidades desta população na entrada para o mercado de trabalho.

Os jovens participantes recebem ainda um apoio financeiro mensal que varia entre os € 315 e os € 577, que valoriza o seu contributo para a atividade dos serviços do município.

Cascais Digital

my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0