CONTACTOS
Fale connosco
800 203 186
Em rede

Está aqui

Exposição “Boa Viagem, Senhor Presidente!” distinguida com prémio

A exposição, no Palácio da Cidadela, em Cascais, já foi visitada por mais de 2000 pessoas, sucesso que levou ao seu prolongamento até 29 de Abril.

A exposição “Boa Viagem, Senhor Presidente! De Lisboa até à Guerra”, organizada pelo Museu da Presidência da República, recebeu o Prémio Acesso Cultura Linguagem Simples.

O Prémio Acesso Cultura - Linguagem Simples 2018, numa cerimónia foi atribuído numa cerimónia que decorreu no Teatro D. Maria II, no passado dia 13 de Março, pelo texto introdutório da exposição “Boa Viagem, Senhor Presidente! De Lisboa até à guerra. 100 Anos da primeira visita de Estado”.

A Acesso Cultura é uma associação que promove a melhoria das condições de acesso (físico, social e intelectual) aos espaços culturais e à oferta cultural. O prémio Linguagem Simples distingue os conteúdos que revelam boas práticas na comunicação escrita, pelo uso de linguagem acessível mas rigorosa e relevante.

O júri justificou a sua escolha salientando que o texto de abertura da exposição se destaca “por ter um tom próximo e um fio narrativo límpido e bem construído que conduz o leitor, sem nunca se tornar paternalista. É, sem qualquer sombra de dúvida, uma história cativante, que desperta a curiosidade dos visitantes e os convida a embarcar numa viagem.“

A exposição, no Palácio da Cidadela, em Cascais, já foi visitada por mais de 2000 pessoas, sucesso que levou ao seu prolongamento até ao dia 29 de Abril.

O Texto premiado:

“Nesta exposição, vamos contar-lhe a história da primeira vez que o Presidente da República portuguesa viajou até ao estrangeiro, há 100 anos.

A Alemanha declarara guerra a Portugal em março de 1916, o que desencadeou um intenso debate no nosso País e levou ao envio de tropas para a frente de guerra na Europa. Em janeiro de 1917, partiram para a Flandres francesa os primeiros homens do Corpo Expedicionário Português (CEP) e no final do verão foi tomada a decisão da viagem presidencial.

No dia 8 de outubro de 1917, Bernardino Machado partiu de comboio, da Estação do Rossio.

Com o Presidente da República seguia uma comitiva de nove pessoas, entre as quais o primeiro-ministro – chefe do Governo, como se dizia na época –, e o ministro dos Negócios Estrangeiros, além de 5 jornalistas.

A viagem durou dezoito dias. A comitiva portuguesa passou por Espanha, França, Inglaterra e Bélgica. Durante o percurso, o Presidente Bernardino Machado foi recebido pelo Rei Afonso XIII de Espanha, o Presidente Raymond Poincaré de França, o Rei Jorge V de Inglaterra e Alberto I, Rei dos Belgas. Para a jovem República portuguesa – que contava apenas 7 anos – este era um momento importante na busca do tão desejado reconhecimento internacional.

Remontando a uma época em que viajar não era uma rotina, mas um acontecimento, esta exposição é também uma homenagem aos milhares de portugueses que combateram nas trincheiras da Grande Guerra.

Boa viagem! “

Cascais Digital

my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0