Está aqui
Exposição Eco-Natal exibe árvores decoradas com materiais reciclados






















Esta é a 6ª edição da exposição que termina, em janeiro, com a atribuição do Prémio Eco-Natal que distingue a escola cuja árvore mais se destaca pela criatividade no reaproveitamento dos materiais decorativos. Até lá são esperadas muitas visitas de familiares e amigos no antigo edifício dos Bombeiros, em plena Praça 5 de Outubro, junto à Câmara Municipal de Cascais.
Lançado pela Câmara Municipal de Cascais no ano letivo de 2009/10, o Eco-Natal contou já com o envolvimento de 13 mil alunos de escolas públicas e privadas do concelho na decoração de 182 árvores.
Incentivando os mais jovens a serem agentes ativos na preservação do ambiente, o projeto Eco-Natal envolve, em sala de aula, crianças dos três aos 10 anos que, dando largas à sua criatividade, dão nova vida a cápsulas de café, jornais, revistas, tampas e embalagens que se transformam em enfeites de Natal.
Aplicar a Política dos 4 R’s – Reduzir, Reutilizar, Recuperar e Reciclar, o projeto Eco-Natal pretende sensibilizar para o consumo excessivo de materiais e promover os conceitos de reutilização e recuperação de objetos fora de uso.
O Programa inclui diversas atividades teóricas e práticas que abordam as temáticas dos Resíduos, Mar, Energia, Natureza e Cidadania. Está sistematizado numa agenda, distribuída gratuitamente aos professores de todas as escolas de Cascais, do ensino pré-primário ao secundário.