CONTACTOS
Fale connosco
800 203 186
Em rede

Está aqui

FatorC-Capital para o Desenvolvimento de Alcabideche e São Domingos de Rana

Financiamento visa criar nova dinâmica económica e social local

Promover uma nova dinâmica económica e social para as freguesias de Alcabideche e São Domingos de Rana é o objetivo do programa de Desenvolvimento Local de Base Comunitária, o FatorC.

O FatorC “ é um programa de desenvolvimento local de base comunitária que vai ser gerido por 45 entidades das duas freguesias. Para tal, foi atribuído um fundo de cerca de 2,46 milhões de euros que vai ser agora disponibilizado para iniciativas empresariais”, disse Joana Mendonça, coordenadora do programa, na apresentação do mesmo. A este programa podem concorrer empresas com ou sem fins lucrativos, públicas, privadas, empreendedores, “que estejam interessadas em desenvolver as suas iniciativas neste território”, acrescentou.

Com este DLBC, pretende-se estimular a coesão social e económica em Alcabideche e São Domingos de Rana, “aumentando a empregabilidade e o número de jovens com percursos educativos e formativos completos, dando acesso a oportunidades às populações mais desfavorecidas”, referiu Joana Mendonça.

O programa conta com um instrumento de financiamento, o SI2E, Sistema de Incentivos ao Empreendedorismo e ao Emprego. O SI2E é um incentivo não reembolsável gerido pelo Grupo de Ação Local do FatorC, que visa estimular o empreendedorismo e a criação de emprego neste território.

Os destinatários deste incentivo são as micro e pequenas empresas (até 49 colaboradores). As operações financiadas devem enquadrar-se em projetos de criação, expansão ou modernização dessas empresas. “Estes projetos devem conduzir à criação líquida de postos de trabalho”, disse.

O SI2E financia projetos até ao montante global de 200 mil euros num período máximo de três anos. A abertura das candidaturas a este sistema começou a 29 de novembro e termina a 16 de fevereiro de 2018. As decisões serão conhecidas a 16 de maio de 2018. Os projetos locais apresentados serão alvo de avaliação pela entidade gestora do FatorC-Tese-Associação para o Desenvolvimento-e aprovados pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento de Lisboa e Vale do Tejo (CCDR-LVT).

“As metas do FatorC são criar 70 postos de trabalho, apoiar 300 pessoas na criação do seu próprio emprego e financiar projetos de combate ao insucesso escolar em 500 escolas de Alcabideche e São Domingos de Rana”, salientou Joana Mendonça.

Foi também lançado um website-www.fatorc.pt- onde, para além de toda a informação disponível, os interessados em apresentar candidaturas a este programa esclarecem dúvidas. A.Q.

Cascais Digital

my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0