CONTACTOS
Fale connosco
800 203 186
Em rede

Está aqui

Festival Internacional do Cavalo Lusitano regressa a Cascais

A 32ª edição do festival tem lugar no Hipódromo Manuel Possolo

É o evento dedicado ao Cavalo Lusitano, que é um dos produtos portugueses de maior sucesso e prestígio internacionais. No âmbito desta iniciativa, levada a cabo pela APSL e num ano atípico, realizar-se-ão provas de Modelo e Andamentos, Equitação de Trabalho e um Espetáculo Equestre, que conta com a participação de várias atuações equestres.

Com mais de duas centenas de cavalos, o objetivo do Festival Internacional do Cavalo Lusitano é dar a conhecer a todos a beleza e a funcionalidade do cavalo lusitano e o trabalho desenvolvido por todos: criadores, proprietários, cavaleiros e todas as entidades e estruturas que permitem dinamizar e fazer crescer a todos os níveis, nomeadamente a nível desportivo.

" Este festival internacional equestre já é uma tradição de Cascais para o mundo e é muito importante nesta retoma de atividade podermos voltar a acolher estes eventos, tanto para os cascalenses, como para quem nos visita", referiu Frederico Nunes, vereador da Câmara Municipal de Cascais, acrescentando que "queremos voltar a colocar Cascais no mapa como palco internacional dos grandes eventos".

Para além dos espetáculos equestres que têm sempre muito sucesso para o público em geral, são vários os concursos nas diversas classes e sempre bastante competitivos. Já premiadas nesta 32ª edição, as melhores fêmeas de Puro Sangue Lusitano.

A classe de poldras de 1 ano que foi muito disputada, destacaram-se «Querida» (Zaire x Ursula por Xaquiro) do criador Leonardo Franco e apresentada por João Oliveira, «Queen Plus» (Jasmim Plus x Las Vegas Plus por Escorial) do criador Dressage Plus e «Queen da Caniceira» (Diamante da Caniceira x Lenda da Caniceira por Zaire) da Herdade da Caniceira, que conquistaram as Medalhas de Ouro.

Na classe de poldras 2 anos as vencedoras da medalha de ouro foram, «Perla do Luar (FR)» da Coudelaria do Luar (Jiu-Jitsu x Ingrid) e «Pintura Plus» (Jasmim Plus x Fama Plus por Peralta) do criador Dressage Plus.

Nas poldras de 3 anos, conquistaram o Ouro, «Oliva» (Zaire x Azeitona por Spartacus) da Coudelaria Leonardo Franco e «Olivença» (Hábil da Broa x Onda por Hábil) da Coudelaria Manuel Mendes Assunção Coimbra. «Oliva» foi ainda eleita a melhor fêmea apresentada à mão.

A vencedora da classe descendência de égua foi «Sultana» (Xaquiro x Noz por Opus-72), criador Pedro Ferraz da Costa, representada pelos seus descendentes Lavrador (Rico x Sultana), Odalisca (Dragão das Figueiras x Sultana) e Quartzo II (Altivo x Sultana) que recebeu a medalha de ouro.

o grande vencedor do ultimo dia de Festival é Lord Plus (Escorial x Elite Plus) da criação Dressage Plus. Numa classe de grandíssima qualidade, todos os cavalos apurados foram medalhados com medalha de ouro, sendo que Lord Plus conquista o 1º Lugar da classe de cavalos montados 5 anos ou mais. Lord Plus junta a este titulo, o titulo de melhor cavalo macho montado.

Paula Lamares/CMC
 

Cascais Digital

my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0