CONTACTOS
Fale connosco
800 203 186
Em rede

Está aqui

“Football For All" decorre na Nova SBE

Programa promove a empregabilidade de pessoas com deficiência na indústria desportiva

O “Football for All Leadership Programme” está de volta a Cascais, e nesta 3.ª edição conta, mais uma vez, com o apoio do município para promover a empregabilidade, o empreendedorismo e o networking de pessoas com deficiência no mundo desportivo. Este ano, a iniciativa conta com a participação de dois cascalenses – Margarida Almeida e Tomás Marques – que, para além da condição, partilham o sonho: o de desenvolverem um projeto inclusivo na área do desporto.

“Isto só é possível graças ao apoio de parceiros como a Câmara Municipal de Cascais, que está a dar a oportunidade a dois munícipes de participarem nesta experiência. Mas mais do que o apoio financeiro e logístico, eu destacaria a disponibilidade da Divisão de Empregabilidade e Promoção do Talento no apoio incondicional aos participantes cascalenses, nomeadamente na fase de implementação dos seus projetos, que é tão determinante, porque lhes pode mudar as vidas”, partilha José Soares, um dos fundadores da Associação Integrated Dreams, responsável pelo projeto.

Antes da fase de desenvolvimento dos projetos individuais (que tem a duração de sete meses), o programa compreende uma fase letiva, de capacitação, que decorre entre 10 e 16 de outubro, e conta com a participação de entidades de referência na área do futebol, e de universidades de prestígio, como a Nova School of Business and Economics, em Carcavelos.

Margarida e Tomás são apenas dois no universo de oitenta milhões de pessoas com deficiência, isto só na Europa, a quem o “Football for All Leadership Programme” pretende dar voz: “Uma das coisas que percebi, enquanto tirava a minha tese de mestrado, foi o reduzido número de pessoas com deficiência empregadas ou de alguma forma envolvidas na indústria desportiva. Não faz sentido, sobretudo se pensarmos que essas pessoas representam 15 a 20% da população mundial”, explica José Soares. E deixa no ar a questão: “Como é que é suposto debatermos questões de inclusão no mundo do futebol, se não existirem pessoas com deficiência na sala?”.  

A Associação Integrated Dreams nasceu da vontade de mudar este panorama e, em dois anos de projeto, o balanço não podia ser mais positivo: “78% dos nossos participantes estão, neste momento, a trabalhar em organizações desportivas e gostamos de dar o exemplo do David Parente, participante cascalense da última edição, que arranjou o seu emprego de sonho no Benfica e que está neste momento a desenvolver lá o seu próprio projeto, ligado às acessibilidades no estádio”, conclui. 

Saiba mais sobre o "Fotball for all Leadership Programme", aqui

CMC/JS

 

Cascais Digital

my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0