CONTACTOS
Fale connosco
800 203 186
Em rede

Está aqui

Forças Armadas oferecem dia especial aos alunos de Cascais

Exército, Marinha e Força Aérea promoveram várias atividades ao logo do dia

Esta quinta-feira foi um dia diferente na vida de muitos alunos das escolas do município de Cascais. Os estudantes tiveram a oportunidade de participar em várias atividades desenvolvidas pelo Exército, Marinha e Força Aérea, ao logo de todo o dia. Estas iniciativas inserem-se no Programa de Divulgação das Forças Armadas Portuguesas no concelho cascalense que, de 23 a 27 de janeiro, irão estar junto a cerca de 3500 alunos.

O tiro de partida para a jornada de hoje foi dado de manhã, com a apresentação de cumprimentos ao presidente da Câmara Municipal de Cascais, Carlos Carreiras, por parte do Contra-Almirante, Engenheiro de Material Naval, João Paulo Cancela Roque, do Coronel Piloto Aviador e Comandante da Base Aérea N.º 1, João Conde, do Tenente-Coronel e 2º Comandante do Regimento de Comandos, Hugo Fernandes, e da restante comitiva do Estado-Maior-General das Forças Armadas.

Do edifício dos Paços do Concelho de Cascais, a comitiva seguiu para o Centro de Congressos do Estoril, onde era aguardada por cerca de 600 alunos do 12.º ano, provenientes de várias escolas do município. Ali, decorreu a conferência da iniciativa “Portugal e Forças Armadas”, subordinada ao tema “As Forças Armadas no Século XXI”, na qual os alunos tiveram a oportunidade de visualizar pequenos filmes, relativos às ações desenvolvidas pela Marinha, Exército e Força Aérea. Para complementar a informação, o Coronel Piloto Aviador João Conde explicou detalhadamente as funções de cada um destes três ramos das Forças Armadas. Depois, seguiu-se a intervenção do Contra-Almirante Cancela Roque, que abordou o seu percurso profissional e explicou aos jovens quais as motivações que o levaram a seguir a carreira de Oficial da Marinha Portuguesa.

Finalizadas as intervenções dos oficiais, os estudantes tiveram a oportunidade de colocar questões aos mesmos que, maioritariamente, incidiram sobre o acesso às Forças Armadas e subsequente carreira militar. Após esta ronda de esclarecimentos, coube ao presidente Carlos Carreiras a intervenção de encerramento da conferência. O autarca cascalense enalteceu o espírito curioso dos jovens presentes e deixou-lhes um forte incentivo: “Vocês podem ser os melhores do mundo! Estão numa idade para acreditar que irão ter um futuro brilhante. Não se esqueçam disso!”. Carlos Carreiras terminou o seu discurso, sublinhando a importância das Forças Armadas na defesa do país, e revelou sentir-se orgulhoso por ter a possibilidade de associar Cascais a este tipo de iniciativas de divulgação. Ao som de aplausos, o presidente cascalense e a comitiva das Forças Armadas trocaram depois lembranças entre si.

Ainda durante a manhã, a iniciativa “Cidadania e Forças Armadas” visitou os Salesianos do Estoril, onde oficiais das Forças Armadas falaram sobre a sua missão e responderam a perguntas colocadas por alguns dos 80 jovens do 9. ° ano de escolaridade, presentes no momento. Ao mesmo tempo, decorreram na Marina de Cascais várias atividades da Marinha Portuguesa, no âmbito da iniciativa “Alista-te por um dia”, destinada a cerca de uma centena de alunos do 4.º ano das escolas do concelho. Os estudantes tiveram a oportunidade de experimentar mergulho com botija de oxigénio e, de barco, percorrer a emblemática Baía de Cascais.

A iniciativa “Alista-te por um dia” continuou à tarde, no Regimento de Comandos localizado na Serra da Carregueira. Depois das habituais Honras Militares, os alunos cascalenses puderam andar de veículo militar, experienciar como é saltar de paraquedas através de óculos de realidade virtual, e percorrer a Coleção Visitável do Regimento de Comandos, onde se encontra o acervo documental desta unidade militar.

De seguida, e a “voar baixinho”, os alunos cascalenses do 4.º ano finalizaram a sua jornada, desta feita na Base Aérea N. º1 e no Museu do Ar, integrados no Complexo Militar de Sintra. Após ficarem a conhecer algumas das aeronaves que marcaram a história da aviação nacional, os estudantes assistiram ao Arriar da Bandeira Portuguesa e cantaram o hino a uma só voz. O dia dedicado ao programa de divulgação das Forças Armadas em Cascais, terminou com a oferta da Bandeira Nacional ao presidente do município cascalense, Carlos Carreiras, pelas mãos do Contra-Almirante Cancela Roque.

“Trata-se de instituições (Exército, Marinha e Força Aérea) que têm continuado a dignificar Portugal e das quais devemos ter o maior orgulho e, por isso, as nossas crianças devem ter acesso a algo que nos faz sermos o que somos e demonstrarmos que somos tão bons quanto os melhores”, disse Carlos Carreiras.

Já o Contra-Almirante Cancela Roque, referiu que: “O objetivo desta divulgação é dar a conhecer as Forças Armadas aos jovens e não apenas funcionar como um possível recrutamento. Dar a conhecer aquilo que estas lhes podem permitir, se quiserem seguir essa carreira, mas também aquilo que as Forças Armadas fazem em prol de Portugal e dos Portugueses”.

Este foi, assim, um dia repleto de atividades para crianças e jovens das escolas do concelho de Cascais, onde se demonstrou a importância das Forças Armadas para Portugal. Um dia para mais tarde recordar.

CMC | DG | BN | AG | PS | LB

Cascais Digital

my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0