CONTACTOS
Fale connosco
800 203 186
Em rede

Está aqui

Fortes de S. Pedro e de S. João vão ser reabilitados

O Concurso de Concessão permite encontrar investidores para requalificar os Fortes

Foram, esta quarta-feira, lançados os Concursos Públicos de Concessão para requalificação dos Fortes de S. Pedro e de S. João da Cadaveira. Estes procedimentos vão permitir encontrar investidores que procederão à reabilitação destas construções fortificadas para fins turísticos. Este importante património edificado está, assim, abrangido pelo Programa REVIVE que abre o património ao investimento privado para o desenvolvimento de projetos turísticos, através da concessão da sua exploração por concurso público.

A recuperação destes Fortes é uma aspiração antiga de Cascais. Sendo propriedade do Estado Central, assistia-se à sua degradação e a serem alvo de diversas ações de vandalismo. A sua requalificação vai permitir que desempenhem o seu relevante papel de preservação da identidade histórica e cultural do concelho , constituindo-se como um elemento rico e diferenciador para a atratividade da região e para o desenvolvimento do turismo.

" Hoje dá-se início à concetização de uma aspiração de Cascais. São dois equipamentos fundamentais para aumentar ainda mais a atração turística, para fazer crescer a economia e criar mais empregos", salientou Bernardo Corrêa de Barros, Presidente do Turismo de Cascais. 

O Programa REVIVE é conduzido por uma equipa técnica que integra representantes da Direção Geral do Património Cultural, da Direção Geral do Tesouro e Finanças, da Direção Geral dos Recursos da Defesa Nacional e do Turismo de Portugal, I.P., contando, ainda, com o envolvimento dos municípios de localização dos imóveis, que asseguram, através das condições dos concursos, a salvaguarda do património classificado ou em vias de classificação e a adequação do tipo de exploração às necessidades de desenvolvimento de cada região.

"Os municípios são parceiros fundamentais neste processo de reabilitação e na procura dos investidores certos para garantir um futuro digno a este património, para que possam ser usufruídos pela comunidade e seus visitantes", garantiu Rita Marques, Secretária de Estado do Turismo que esteve presente no lançamento dos concursos públicos.

Estes concursos públicos irão, assim, permitir captar investimentos privados que tornem estas fortificações aptas para afetação a uma atividade económica lucrativa, com vocação turística, nomeadamente, nas áreas da hotelaria, da restauração, das atividades culturais, ou outras formas de animação e comércio, preservando-se os valores e pressupostos que determinaram a dominialidade desses bens e a propriedade pública dos mesmos, mas encontrando mecanismos que permitam prosseguir os objetivos de reabilitação e valorização de património visados. PL| LB| PR| CMC

 

 

Cascais Digital

my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0