CONTACTOS
Fale connosco
800 203 186
Em rede

Está aqui

Freguesia de Alcabideche comemora 171 anos | “As pessoas são a maior riqueza de Alcabideche”

Assinalado neste domingo, dia 22 de janeiro, o 171.º aniversário da Freguesia de Alcabideche teve como pontos altos a missa e procissão de S. Vicente e Nossa Senhora do Cabo e a Sessão Solene. O dia foi ainda marcado pela inauguração de dois novos topónimos em homenagem a figuras de relevo na freguesia o arqueólogo Mário Cardoso e o músico e compositor Raul Indipwo.

Fernando Teixeira Lopes, presidente da junta de freguesia, orgulha-se do “ progresso avassalador” de Alcabideche. O autarca aponta os novos equipamentos da freguesia para justificar a sua expressão: “o novo Hospital Concelhio, construído e inaugurado no dia 23 de Fevereiro de 2010, a nova Auto-Estrada A16 / IC30 com novos acessos a Lisboa e novos caminhos para o Norte do País já está em utilização”.

Carlos Carreiras, presidente da Câmara Municipal de Cascais acompanhou a agenda do dia estando presente desde logo na missa solene a ter lugar na Igreja Matriz de Alcabideche. Da parte da tarde, na Sessão Solene de Aniversário, o presidente da Câmara fez questão de salientar que “as pessoas são a maior riqueza de Alcabideche”, freguesia cuja população cresceu 30%, para cerca de 42 mil habitantes, na última década. Assim, Alcabideche passa a segunda maior do concelho em termos populacionais e primeira em termos de área geográfica, graças aos seus 39,76m2 de área.

Carlos Carreiras enunciou na sua intervenção as diversas obras relevantes concretizadas em Alcabideche no domínio das acessibilidades como o troço Quita do Patiño-Alcoitão da Via Longitudinal Norte, a requalificação da Estrada de Manique, a construção da circular interna de Manique, mas também a requalificação da Estrada de Manique-Trajouce, da Estrada Bicesse-Livramento e da Estrada das Neves, agora já na fase final.

“Com anos e anos de atraso, repusemos a mais elementar justiça e demos a esta freguesia condições para lutar por oportunidades de desenvolvimento. Por investimento e por empregos. Para lutar pelo seu futuro e pelo futuro das suas gentes”, realçou o presidente da Câmara Municipal de Cascais. Além de permitirem deslocações mais rápidas, seguras, estes novos acessos favorecem a fixação de empresas e contribuem para o desenvolvimento económico da freguesia.

A nível do desenho e conforto urbano, Carlos Carreiras fez questão de referir a requalificação do Largo de Alcabideche concretizada no final do ano passado: “muitos já tinham desistido de acreditar que algum dia um dos lugares mais nobres da freguesia pudesse recuperar a sua dignidade histórica. Mostrámos que era possível”. Uma confiança reiterada pelos participantes no Orçamento Participativo. De um total de 12 projetos vencedores, três agora em curso são na freguesia de Alcabideche.

Cascais Digital

my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0