CONTACTOS
Fale connosco
800 203 186
Em rede

Está aqui

Freguesia de Alcabideche comemora 183.º aniversário

Sessão Solene comemorativa decorreu no Auditório de São Vicente

A Freguesia de Alcabideche comemorou esta segunda-feira, dia 22 de janeiro, os seus 183 anos de existência. As celebrações iniciaram-se ao final da tarde, com uma missa na Igreja Matriz de Alcabideche e continuaram durante a noite, com uma Sessão Solene comemorativa, que decorreu no Auditório de São Vicente e que contou com atuações de dança e música, assim como com a atribuição de Medalhas de Mérito a entidades e cidadãos da freguesia. O presidente da Junta de Freguesia de Alcabideche, José Filipe Ribeiro, e o presidente da Câmara Municipal de Cascais, Carlos Carreiras, reiteraram, nos seus discursos, o desejo de um contínuo desenvolvimento da freguesia em todas as suas áreas, com vista ao bem-estar da sua população. 

“Somos pessoas solidárias com preocupação pelo próximo e, por isso, o apoio social aos mais necessitados tem sido uma das nossas preocupações. Neste último Natal, levámos mais alegria e conforto a certa de 1.700 famílias com a atribuição de cabazes alimentares e brinquedos. Também as escolas, as coletividades e os clubes desportivos têm na Junta de Freguesia um parceiro de excelência, que se tem preocupado em melhorar, igualmente, o espaço público para benefício dos nossos fregueses. Somos uma freguesia de sucesso. São 183 anos que nos enchem de orgulho como comunidade. É um enorme privilégio e orgulho ser presidente de uma freguesia como esta. Contamos com todos, porque juntos criamos o futuro. Viva Alcabideche, viva Cascais!”, disse José Filipe Ribeiro, autarca de Alcabideche, durante o seu discurso, perante a plateia que enchia o Auditório de São Vicente.

Já o presidente cascalense, Carlos Carreiras, referiu que: “Um dos meus lemas é que: só se perde quando se desiste. Temos de ter perseverança. Nada se constrói sozinho e temos também nas Juntas de Freguesia esse grande apoio para fazer mais e melhor. Todos juntos, temos mais capacidade para chegar aos cidadãos que, num determinado momento, estão a passar uma maior dificuldade. É assim que criamos uma comunidade mais coesa do ponto de vista social e territorial. Parabéns a Alcabideche, e fica um incentivo para que continuem a trabalhar da forma que têm trabalhado e mais ainda, que é sempre o que eu peço. O resultado está na contínua melhoria de vida dos fregueses de Alcabideche, que também são fregueses de Cascais”.

Esta foi uma celebração que juntou o executivo da Câmara Municipal de Cascais, presidentes das Juntas de Freguesia, elementos da Assembleia Municipal, representantes de várias entidades do concelho e da freguesia, assim como os fregueses de Alcabideche, que viram ser recordado o passado, celebrado o presente, e projetado o futuro desta histórica localidade.

Medalhas de Mérito atribuídas:

- Desporto: Vasco Botelho da Costa
- Associativismo: Clube "Os amigos do Entulho"
- Associativismo: Carlos Ferreira Esteves Inocêncio
- Serviço Social: Áurea de Fátima Ramalheira Lopes
- Educação: Almerinda Piteira dos Santos Lopes
- Saúde: Hortência Gouveia
- Título Póstumo: Manuel Valido
- Serviços Distintos: Padre Juan Freitas

CMC | DG | LB

Cascais Digital

my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0