O cavaleiro português Gonçalo Carvalho, montando o cavalo Rubi (AR) classificou-se em 3.º lugar no Concurso de Dressage Internacional do Qatar. Residente em Cascais, Gonçalo Carvalho é atleta olímpico e bi-campeão português daquela modalidade equestre. Participou neste concurso a convite da família real do Qatar a par dos 115 melhores cavaleiros mundiais cumprindo um verdadeiro papel de embaixador não só de Portugal, mas também do puro-sangue lusitano.
Considerado o mais exclusivo do mundo e o mais significativo dos países árabes, o Concurso de Dressage Internacional do Qatar decorreu nos últimos dias de março no complexo hípico do Al-Shaqab, um espaço de 17 mil metros quadrados propriedade da Qatar Fondation, localizado em Doha, capital do Qatar. Ao longo de quatro dias, a convite da família real, os melhores cavaleiros do mundo nas modalidades de dressage, saltos de obstáculos e endurance, num total de mais de 250 cavalos e cerca de 90 atletas estiveram neste país árabe com perto de 1,6 milhões de habitantes.
Gonçalo Carvalho montando Rubi (AR), um cavalo lusitano de 15 anos com ferro da Coudelaria de Alter, classificou-se em terceiro lugar atrás de dois atletas nórdicos e reconheceu, no final, que a prova, pela sua exclusividade, "exigiu maior empenho para atingir um lugar de topo". Gonçalo Carvalho mostrou ainda o seu contentamento por, antes mesmo de obter este resultado, ter sido "convidado pelo embaixador de Portugal no Qatar para um jantar de trabalho que visa a introdução do cavalo lusitano num círculo restrito onde, naturalmente, o cavalo árabe impera".
"Embora tenhamos vindo a esta prova convidados pela família real e com todas as despesas pagas pelo Al-Shaqab, é da mais elementar justiça referir o empenho do nosso Ministério dos Negócios Estrangeiros para que nos sentíssemos em casa. A disponibilidade do embaixador de Portugal no Qatar, Fernando Araújo, para nos por em contacto com criadores árabes é o sinal de que a nossa participação é, também, um ato de diplomacia económica de Portugal e do cavalo lusitano. Tenho a certeza de que abrimos portas muito importantes para o futuro".
Bicampeão nacional de Dressage e 16.º nos Jogos Olímpicos de Londres 2012, Gonçalo Carvalho assume habitualmente na íntegra as despesas das provas em que participa. No âmbito da sua preparação para os Jogos Olímpicos 2012, a Câmara Municipal de Cascais atribuiu-lhe um apoio financeiro na qualidade de atleta olímpico de Cascais.
Gonçalo Carvalho conta agora também com um apoio da empresa Navigator para ajuda nas despesas avultadas que uma modalidade desta natureza implica. Nesta altura, o atleta prepara-se para lançar um novo cavalo - filho daquele - com o nome de Dom Rubi que lhe permita encarar os desafios futuros mantendo a tradição de só montar cavalos Puro-Sangue Lusitanos.