CONTACTOS
Fale connosco
800 203 186
Em rede

Está aqui

Grandes eventos apresentados no Cascais Press Preview 2018

Os grandes eventos de Cascais para 2018 apresentados aos jornalistas.

Os grandes eventos de Cascais para o ano de 2018 foram hoje apresentados na tradicional Press Preview, que decorreu nas futuras instalações da Nova School of Business (SBE) em Carcavelos, num ambiente especial em plena execução desta obra.

Ao Vice-Presidente da Câmara Municipal de Cascais, Miguel Pinto Luz, coube a apresentação, na qual elencou os grandes eventos previstos para o concelho, dos quais se salientam a Capital Europeia da Juventude, o Congresso das Cidades Educadoras, a conferência “Portugal Talks”, a Assembleia Geral da UCCLA, os projetos da “Singularity Universitiy” ou o fórum Euroafricano.

Miguel Pinto Luz explicou às várias centenas de jornalistas e convidados alguns dos eventos previstos para este ano e debruçou-se sobre o impacto que a Nova SBE vai ter no concelho, a par de outros investimentos como a requalificação do espaço Legrande, ou a nova faculdade de Medicina da Universidade Católica.  

O autarca referiu-se ainda à inauguração na Primavera do novo Museu de Arte Urbana Contemporânea MARCC na Marina de Cascais, a concentração em Outubro de vários eventos ligados ao desporto automóvel e motociclismo no Estoril Classic, o Estoril Open, CSI, o Ibercup ou o Ironman, para além dos eventos musicais e desportivos habituais.

Este ano não haverá “Conferencias do Estoril”, evento bianual, mas vai haver “Portugal Talks”. Miguel Pinto Luz disse que para Cascais é uma “obrigação moral, de ética e de civilização continuar a colocar na agenda as grandes temáticas importantes para todos”.

O autarca salientou que Cascais “lidera na democracia participativa, na vontade de preencher o vazio que existe entre os eleitores e os eleitos, porque, cada vez mais, as pessoas não confiam nos políticos, em partidos, não confiam no sistema, e nós queremos contribuir para um aumento de confiança em todos os agregados associados à democracia”, disse.

Miguel Plinto Luz referiu-se ao Orçamento Participativo – o maior da Europa -  como exemplo dessa vontade de envolver os cidadãos nas questões de cidadania.

Por seu lado, o Presidente da Câmara Municipal falou sobre a estratégia com sustentação seguida pelo executivo assente em sete pilares até 2025, a saber, a qualidade, democratização e acesso à Saúde, a Educação e a atração de talento, o Emprego, a Economia e Inovação, a Cultura e o destino cosmopolita de Cascais, a Mobilidade e o Ambiente.

Carlos Carreiras falou demoradamente sobre coesão social e sobre a necessidade da devolução do poder democrático aos cidadãos, através de vários instrumentos, como por exemplo o Orçamento Participativo, e a colocação da Câmara ao serviço das pessoas, melhorando a qualidade da democracia representativa.

“Temos um plano de investimento que já garantiu 5 mil novos postos de trabalho”, disse, acrescentando “não ter dúvidas que, nos próximos oitos anos, os investimentos vão superar os mil milhões de euros e que terão um efeito impactante no concelho”.

Cascais é uma Smart City e essa particularidade de colocar a tecnologia ao serviço do munícipe foi vincada pelos dois autarcas na cerimónia.

Essa Estratégia com Impacto contará com 25% de investimento público, 75% de investimento privado e criará 15 mil postos de trabalho, num total de mais de 1000 milhões de euros de investimentos.

A autarquia mostra-se confiante nos impactos do seu calendário de eventos que em 2017 mobilizaram quase 1,3 milhões de pessoas através de um investimento de oito milhões de euros que tiveram um retorno para a economia local de 385 milhões de euros.

Veja aqui a apresentação dos grandes eventos para 2018

S.R.S. 

Cascais Digital

my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0