CONTACTOS
Fale connosco
800 203 186
Em rede

Está aqui

I Encontro Internacional de Geminações reúne 19 delegações estrangeiras em Cascais

Ungheni, na Moldávia assinou hoje um acordo de geminação com Cascais. Um dos pontos altos do I Encontro Internacional de Geminações, promovido pela Câmara Municipal de Cascais e que decorre até 29 de junho. Sexta-feira, no último dia deste encontro, será a vez de Campinas, no Brasil, e Sausalito, nos Estados Unidos da América, de selarem laços com Cascais, elevando para 13 o número de cidades geminadas com esta Vila.



A abertura do encontro aconteceu hoje com uma sessão de boas vindas nos Paços do Concelho, seguida da inauguração, nos Jardins da Parede, do “Passeio das Geminações”, uma obra de arte pública que constitui um marco de referência para identificar quais as cidades geminadas até agora com Cascais. A partir de hoje, na entrada dos Jardins da Parede, cada cidade irmã de Cascais tem a bandeira do respetivo país implantada no solo, sinal da geminação entre Cascais e Atami (Japão), Biarritz (França), Bolama (Guiné Bissau), Campinas (Brasil), Cantagalo (S. Tomé e Príncipe), Gaza (Palestina), Guarujá (Brasil), Ilha do Sal (Cabo Verde), Sausalito (Estados Unidos da América), Ungheni (Moldávia), Vitória (Brasil), Wuxi (China) e Xai-xai (Moçambique).


Da parte da tarde, no início dos trabalhos, Carlos Carreiras, presidente da Câmara Municipal de Cascais, dirigindo-se aos mais de 150 delegados presentes, referiu que “muitos, lá fora, tenderão sempre a sublinhar as nossas diferenças. Para esses, que vivem na era da globalização mas que insistem em dividir o mundo entre bons e maus, entre ricos e pobres entre nós e eles, digo apenas o seguinte: São a ignorância e a incompreensão que estão na base de todos os nossos males, de todas as nossas guerras”.


Hoje ainda, o I Encontro Internacional de Geminações irá contar com a presença de Mia Farrow, embaixadora da UNICEF, que irá juntar-se às delegações no Casino Estoril às 18h00 e apresentar uma comunicação sobre o trabalho desenvolvido como embaixadora da Boa Vontade da Unicef.


Para além das cidades geminadas com Cascais, marcam ainda presença no evento mais seis delegações de Dunquerque (França), Hamar e Tromso (Noruega), Ixelles (Bélgica), Salé (Marrocos) e Tibau do Sul (Brasil).


Prémio Internacional das Geminações
Um dos momentos altos do encontro terá lugar amanhã, 28 de Junho, com o lançamento do Prémio Internacional das Geminações promovido pela autarquia, que nesta primeira edição distinguirá Jorge Sampaio, Alto Representante da ONU para a Aliança das Civilizações, pelo trabalho que tem vindo a desenvolver em prol do respeito dos Direitos Humanos e aproximação de culturas e eliminação das barreiras culturais e religiosas entre os povos. Na ocasião Jorge Sampaio proferirá uma conferência intitulada “Como lidar com as nossas diferenças nestes tempos de diversidade? A perspetiva da Aliança das Civilizações das Nações Unidas.


Espetáculo internacional das geminações
Aberto à população, a Baía de Cascais recebe no dia 29 de junho, a partir das 21h45, o espetáculo internacional das geminações, que contará com a atuação da cantora Luísa Sobral, o grupo Mon da Roda (Cabo Verde) e o Grupo de Folclore da Moldávia. Haverá também uma passagem de modelos de Kimono, do Japão.


Mais informações/Programa


 


 

Cascais Digital

my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0