CONTACTOS
Fale connosco
800 203 186
Em rede

Está aqui

Igualdade, diversidade e inclusão debatidos em Cascais

Debater as questões de igualdade no universo municipal

A Igualdade de Género, também designada por Igualdade entre mulheres e homens, visa a igual participação e poder de homens e mulheres em todas as esferas da vida pública e privada, procurando eliminar as assimetrias existentes através da promoção da igualdade de oportunidades.

Esta sexta-feira, 19 de janeiro, as novas perspetivas e práticas para a igualdade, a diversidade e a inclusão foram temas de debate, no Centro Culturais de Cascais, através de uma ação de sensibilização promovida pela Academia de Formação Cascais, dirigida ao universo municipal.

Reconhecendo a importância da integração da dimensão da igualdade de género e das práticas de cidadania na administração pública local como requisito de boa governação, o Município de Cascais tem vindo a efetuar um percurso significativo com vista à definição e implementação de uma estratégia integrada neste domínio.
“Nos nossos dias, é urgente re-humanizar o mundo. É preciso mais do que nunca preservar os valores humanistas e os direitos humanos", referiu Carlos Carreiras, presidente da Câmara Municipal de Cascais na sessão de abertura do evento.

O autarca reafirmou o compromisso de Cascais com a continuação de um trabalho que tem vindo a ser feito no Município desde 1998, data da celebração de protocolo já em 1998 com a Comissão para a Igualdade e Direitos das Mulheres (atual CIG – Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género), no âmbito do qual foi criada a figura da Conselheira para a Igualdade.

Desde aí as questões de igualdade de género, promoção da diversidade e inclusão têm sido integradas nas políticas municipais e formalizadas através de vários documentos que depois levam à ação. Dos quais destacamos: A elaboração, em 2009, do Diagnóstico Local da Igualdade de Género - “Homens e Mulheres em Cascais, Um Olhar Comparativo” que permitiu Identificar situações de desigualdade e diferenças na situação comparada de homens e mulheres em Cascais e, desta forma, perspetivar áreas prioritárias de intervenção; o lançamento do “Igualómetro” (2016), instrumento de sensibilização e de autoaplicação que visa avaliar em que medida uma intervenção ou projeto concorre para a Igualdade de Género; e, em 2022, foi aprovada a Estratégia Municipal para a Igualdade de Género 2012-2022.

Mas, há que passar do papel à prática e, Cascais, tem conseguido concretizar muitas dessas estratégias, o que lhe valeu o reconhecimento com a distinção do Município de Cascais na iniciativa Prémio Viver em Igualdade da CIG através de Prémio (5ª, 4ª, 3ª e 2ª edição) e Menção Honrosa (1ª edição) – Distinções aos municípios com boas práticas na integração da dimensão da Igualdade de Género, Cidadania e Não Discriminação, quer na sua organização ou funcionamento, quer nas atividades por si desenvolvidas.
Todavia, “ainda há muito para fazer”, reconheceu Carlos Carreiras, acrescentando que “este é um trabalho que não acaba, onde é preciso muita resiliência”.

“Só com a promoção da igualde de género, da diversidade e inclusão é possível contruir um concelho coeso, sendo que a coesão social é o pilar fundamental do desenvolvimento”, concluiu o autarca.

A Ação de sensibilização decorre durante toda a manhã, onde é possível trocar experiências e debater as novas perspetivas sobre um tema alinhado com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Mais informação sobre as políticas municipais de promoção da igualdade de género aqui.

Cascais Digital

my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0