CONTACTOS
Fale connosco
800 203 186
Em rede

Está aqui

III Mercado da América Latina em Cascais

Todos os fins-de-semana de setembro há América Latina no Mercado da Vila

A sensualidade do tango fazia esquecer o adereço mais universal nesta feira de culturas distintas. A máscara, cirúrgica ou de outro tipo, dava um ar aparentemente imperturbável a quem assistia à exuberância dos passos dados por aquele casal de bailarinos. Ainda não aprendemos a ler nos olhos… mas, ao contrário da máscara, a troca de pés e a sensualidade dos gestos não enganam. Ali estava o tango dançado por um par argentino, e a certeza der que, apesar das máscaras, do desinfetante, do distanciamento social estavamos perante a 3.ª edição da Feira da América Latina.

Carlos Carreiras, presidente da Câmara de Cascais, referir-se-ia  aos “momentos difíceis” porque passa o Mundo, reafirmando a perseverança da autarquia em “não deixar de realizar este evento” que reúne, de facto, uma comunidade cultural. Nem de propósito, numa altura em que nos exigem essa separação física por razões de segurança, é a cultura que une a diáspora latina, neste caso.

Também Maria Elvira Pombo, Embaixadora da Colômbia, mas ali em representação de todas as embaixadas da América Latina, fazia questão de salientar a importância deste evento: “A Câmara de Cascais merece a nossa gratidão porque, como referiu o seu presidente, havia muitas desculpas possíveis para não fazer, mas fizeram, por solidariedade para com os nossos concidadãos”. E, por isso, acrescentaria a diplomata, fica provada a “solidariedade deste povo maravilhoso de Cascais que acolhe os estrangeiros com extrema generosidade”.

E, assim abria a 3.ª edição do Mercado da América Latina que, ao fim-de-semana, durante todo o mês de setembro, está de regresso a Cascais. 

Numa estreita colaboração entre a Câmara Municipal de Cascais, a Casa da América Latina e as embaixadas dos países da América Latina, o evento reuniu em 2019 cerca de 30 mil pessoas em três dias.

Regressa agora em versão desconcentrada, todas as sextas, sábados e domingos de setembro, com menos stands e cumprindo todas as regras de higiene e segurança impostas pela Direção Geral da Saúde (ver programa). Aos sábados e domingos de manhã o evento decorrre em simultâneo com o Mercado Saloio pelo que poderá contar com algum compasso de espera na entrada.

O objetivo continua a ser a divulgação e promoção da cultura e gastronomia latino-americanas no concelho que acolhe perto de 9.700 cidadãos de 20 países da América Latina, na maioria oriundos do Brasil, no palco habitual: o Mercado da Vila de Cascais. “A oferta mantém a qualidade e genuinidade, fruto do trabalho e estreita colaboração com o nosso parceiro Câmara Municipal de Cascais e outros demais parceiros que se nos associarão, para além das comunidades e Embaixadas apoiantes de primeira hora. Só com bons parceiros conseguimos superar as adversidades”, refere a organização.

Música e Dança
Num desafio enorme em tempos de pandemia, a Casa da América Latina garante que “será possível bailar merengue, tango, danças mexicanas e colombianas, escutar música cubana, peruana, equatoriana, brasileira, chilena, uruguaia”.

Artesanato e Gastronomia
No Mercado vai também ser possível comprar artesanato e degustar comida ou bebida de 13 países da América Latina: Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Cuba, Equador, México, Panamá, Paraguai, Peru, República Dominicana, Uruguai e Venezuela.

HORÁRIO (todos os fins-de-semana de setembro):
- 6.ª das 18h00 às 22h00
- Sábado das 10h00 às 22h00
- Domingo das 11h00 às 20h00

 

Cascais Digital

my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0