CONTACTOS
Fale connosco
800 203 186
Em rede

Está aqui

Inauguração da Exposição Inédita de Gravuras de Paula Rego

“Olhar para Dentro” retrata 60 anos de produção de gravura da artista e conta com a presença de muitas obras nunca antes vistas. Na cerimónia de inauguração foi também assinalada a mais recente doação de 28 gravuras de Paula Rego a Cascais.

A Casa das Histórias Paula Rego tem mais uma história da artista para contar. A Exposição “Olhar para Dentro” já foi inaugurada e apresenta, pela primeira vez, toda a coleção de gravuras produzidas pela artista e "retrata 60 anos de produção de gravura da artista. Muitas destas obras, sobretudo as iniciais, não são conhecidas do público porque foram produzidas ainda durante o tempo em que ela era estudante da Slade School, nos anos 50", adianta a curadora da exposição, Catarina Alfaro, acrescentando ainda que a mostra apresenta tanto "Séries mais conhecidas da artista como as menos conhecidas, demonstrando o percurso de produção de gravuras a par da pintura e do desenho, o que é uma prática que a Paula Rego realiza.”

A cerimónia de inauguração contou com a presença da Ministra da Cultura, Graça Fonseca, que salientou que esta exposição “é fundamental para Cascais, para o país e para o mundo, porque a Paula Rego é uma das nossas maiores artistas e tem uma projeção internacional extraordinária”. A ministra revelou ainda que Cascais “tem feito um ótimo trabalho na área da cultura,” dada a importância do papel dos municípios e das regiões na intervenção nesta área e destacando a Vila como um “ótimo exemplo.”

O presidente da Câmara Municipal de Cascais começou por recordar que, na altura da Troika, “foi também graças à participação do Nick Willing e do Professor Salvato Teles de Menezes que foi possível garantir a continuidade da presença das obras da Paula Rego aqui na Casa de Histórias”, acrescentando que, na altura, “fomos muito criticados e que os quadros iam todos sair mas na verdade não saíram e temos cá cada vez mais, agora reforçados com novas gravuras que foram doadas pela Paula Rego ao município”. Para o autarca esta doação é muito importante dado que “tem a particularidade de agora termos toda a coleção de gravuras Paula Rego e isso é algo inédito”. O autarca relembrou ainda uma carta que Paula Rego lhe enviou depois da abertura das portas da Casa das Histórias Paula Rego ao público, em que a artista lhe pedia para “tomar conta de todos os “bonecos” dela, dos desenhos dela”. 

“Quero interpretar que, de facto, esta doação que a Paula Rego fez agora ao município é o reconhecimento de que temos tomado bem conta dos seus “bonecos” e é importante para nós saber que também há esse reconhecimento por parte da pintora,” afirmou Carlos Carreiras. 

Devido a problemas de saúde, Paula Rego não pode estar presente nesta inauguração mas o filho Nick Willing esteve em sua representação e revelou que: “É sempre um grande prazer para mim e esta exposição é especial para a minha mãe porque no início deste museu a ideia do projeto era dar as obras completas de gravura (à Casa das Histórias) e agora, que já só havia 23 ou 24 obras feitas recentes, já as demos”, salientando que “esta exposição é mesmo tudo o que ela tem feito em gravura e é incrível”. Nick Willing deixou ainda um agradecimento: “À Fundação Dom Luís, à Câmara de Cascais e, acima de tudo, ao Sr. presidente Carlos Carreiras, tem sido uns amigos enormes da obra da minha mãe mas também da minha mãe. Sem esse apoio isto não seria possível. 

Até dia 17 de novembro, as Séries “Peter Pan”, a “Jane Eyre”, “Cruzada das Crianças”, “Mutilação Genital Feminina", entre outras integradas na Exposição "Olhar para Dentro", vão estar presentes na Casa das Histórias Paula Rego. A artista emprestou ainda duas obras de Francisco de Goya da sua coleção pessoal a esta exposição. 

Mais informações aqui.


 

 

 

Cascais Digital

my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0