Está aqui
Inauguradas duas novas exposições na Casa das Histórias Paula Rego


































O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, foi este sábado uma das várias personalidades a marcar presença na sessão de inauguração de duas novas exposições na Casa das Histórias Paula Rego, em Cascais.
“Histórias de todos os dias. Paula Rego, anos 70” e “Paula Rego e Salette Tavares: cartografias da criatividade feminina nos anos 70” são as duas mostras que podem agora ser visitadas e que divulgam os trabalhos da artista na década em questão.
“Quero destacar a singularidade de Paula Rego, pela sua vontade de continuar ligada a Portugal, também através da Casa das Histórias”, afirmou o Presidente da República, acrescentando que “Paula Rego está entre os grandes portugueses do nosso tempo, aqueles e aquelas que serão no futuro os marcadores de um século”. No final da sua intervenção, Marcelo Rebelo de Sousa entregou as insígnias do Grande-Colar da Ordem de Camões, atribuído a Paula Rego, aos dois filhos da artista presentes no evento, Nick e Victoria Willing.
“Muitas pessoas dizem que conhecem a História de Portugal através das obras de Paula Rego (…) vamos manter a sua coleção para que o seu trabalho continue a ser mostrado”, declarou Nick Willing.
A sessão de inauguração contou a atuação da fadista Katia Guerreiro, que interpretou três fados de Amália Rodrigues, dos quais a pintora era uma grande apreciadora.
O Presidente da República visitou as exposições, acompanhado pela secretária de Estado da Cultura, Isabel Cordeiro, pelo presidente da Câmara Municipal de Cascais, Carlos Carreiras, e pelo presidente da Fundação D. Luís I, Salvato Teles de Menezes.
A mostra “Histórias de todos os dias. Paula Rego, anos 70” tem curadoria de Catarina Alfaro. A exposição “Paula Rego e Salette Tavares: cartografias da criatividade feminina nos anos 70” tem a curadoria a cargo de Catarina Alfaro e Leonor de Oliveira. Ambas podem ser visitadas até ao dia 21 de maio de 2023.
CMC | DG | PR | LB