CONTACTOS
Fale connosco
800 203 186
Em rede

Está aqui

Inauguradas “Piscinas Mais Ecológicas” dos Bombeiros de Cascais

Projeto foi concretizado através do Orçamento Participativo

A manhã desta quinta-feira, dia 28 de dezembro, ficou marcada pela inauguração das “Piscinas Mais Ecológicas – Bombeiros de Cascais”, localizadas no Complexo Desportivo da Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Cascais, na rua das Macieiras. Este foi um projeto que visou substituir as fontes energéticas não renováveis por outras renováveis e mais sustentáveis, criando-se condições para diminuir substancialmente os desperdícios de energia e outros recursos, assim como aumentar a eficiência energética dos equipamentos que suportam a piscina existente. Estes melhoramentos foram concretizados através do Orçamento Participativo de Cascais 2021, no qual o projeto em causa (OP10) foi um dos vencedores.

“É gratificante ver o casamento entre um projeto como o Orçamento Participativo e uma instituição que é um pilar do nosso concelho, como é o caso dos Bombeiros de Cascais”, referiu a vereadora com o pelouro da Cidadania e Participação na Câmara Municipal de Cascais, Joana Balsemão. “O Orçamento Participativo é precisamente isto. Procura responder às necessidades reais de quem precisa”, acrescentou a vereadora.

Já Carlos Carreiras, presidente da Câmara Municipal de Cascais, salientou que “as obras realizadas permitem um retorno positivo a nível social, ambiental e económico”, referindo ainda que “ao longo dos anos, são muitos os projetos do Orçamento Participativo que têm dado um importante apoio aos Bombeiros do nosso concelho.”

O presidente da Direção da Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Cascais, Rui Rama da Silva, destacou a importância da concretização deste projeto, agradecendo o apoio dado pela Câmara Municipal de Cascais e pelo Orçamento Participativo.

Depois dos discursos de inauguração, coube à proponente do projeto, Susana Neves, fazer as honras da casa e mostrar a todos os presentes, quais os melhoramentos efetuados no complexo. De referir, que um dos grandes impulsionadores deste projeto foi precisamente o pai de Susana, Vítor Neves (vice-presidente dos Bombeiros de Cascais), falecido recentemente durante quadra natalícia. Todos fizeram questão de deixar palavras de amizade e agradecimento pelos mais de 30 anos dedicados por Vítor Neves à causa dos Bombeiros. O presidente cascalense, Carlos Carreiras, referiu que o falecimento de Vítor Neves “deixa um vazio grande na comunidade de Cascais, pois todos reconheciam nele um homem bom. A melhor homenagem que lhe podemos fazer é incorporar o espírito que ele teve enquanto cidadão.”

Foi precisamente esse espírito de cidadania e participação, que ajudou a concretizar os melhoramentos que tornam agora as piscinas dos Bombeiros de Cascais mais ecológicas, tais como: a instalação de painéis fotovoltaicos, para produção própria da energia utilizada; a substituição de equipamentos com sinais de desgaste (máquinas, bombas, etc.) por outros mais modernos tecnologicamente e com maior eficiência energética; a substituição da iluminação antiga por iluminação LED, que permite reduzir o consumo energético do edifício; a mudança das areias dos filtros da piscina e a substituição de tubagem com fugas de água; a introdução de um método de desinfeção da água mais sustentável e natural, a Salinização; e a instalação de uma bateria de condensadores para compensação da energia reativa. Todos estes melhoramentos contaram com um valor final atribuído de 180.000,00 €. Saiba mais sobre este projeto aqui

De destacar que, desde 2011, no âmbito do Orçamento Participativo de Cascais, já foram decididos 51 milhões de euros, traduzidos em 219 projetos vencedores. Tudo isto, tem sido fruto de um trabalho de participação e cidadania, que coloca o concelho cascalense entre os mais destacados da Europa e do Mundo, nesta área.

CMC | DG | PR | PM

Cascais Digital

my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0