CONTACTOS
Fale connosco
800 203 186
Em rede

Está aqui

Inaugurado Pavilhão Desportivo da Escola de Santo António da Parede

Novo pavilhão vai servir escola e entidades desportivas

O concelho de Cascais tem mais um espaço para a prática desportiva. Foi inaugurado nesta segunda-feira, 9 de janeiro, o Pavilhão Desportivo da Escola de Santo António da Parede. O descerramento da Placa de Inauguração foi feito pelo presidente da Câmara Municipal de Cascais, Carlos Carreiras, que contou com a preciosa ajuda de alguns alunos.

“Ficamos aqui com um pavilhão de toda a utilidade. Os jovens, para além de já terem um espaço absolutamente extraordinário ao ar livre, ficam agora com um espaço coberto onde podem praticar a sua atividade física”, afirmou Carlos Carreiras.

O novo pavilhão desportivo esteve em construção durante o ano de 2022, num investimento superior a 1 milhão de euros. A estrutura servirá para dar apoio à prática do ensino e formação na área do desporto.

“Hoje cumprimos aquilo que temos vindo a dizer: mais investimento na Educação, porque ela é, com certeza, o maior instrumento de mobilidade social que nós conhecemos. E em Cascais investimos muito na Educação”, referiu o vice-presidente da Câmara Municipal de Cascais, Miguel Pinto Luz.

Realizada a cerimónia de inauguração, seguiu-se uma visita mais pormenorizada ao novo pavilhão e assistiram-se a várias apresentações desportivas de alunos da Escola de Santo António da Parede, do Clube Nacional de Ginástica (CNG), e do Clube de Futebol de Sassoeiros, entidades que irão usufruir desta nova infraestrutura.

“Com este espaço, nós vamos ter a possibilidade de desenvolver muita atividade física e desportiva. Era fundamental esta infraestrutura”, disse o diretor do Agrupamento de Escolas de Parede, José Guerreiro.

O espaço para prática desportiva conta com marcações de chão feitas à dimensão total do pavilhão, que nos campos centrais têm as medidas oficiais para a prática de Basquetebol, Voleibol, Andebol e Futsal. Com o pavilhão dividido através de uma cortina, será possível criar 2 espaços autónomos, nos quais a prática de Badminton, Basquetebol e Voleibol pode ser feita nos campos laterais.

A obra hoje inaugurada compreende o pavilhão, a zona de balneários (com instalações sanitárias adaptadas a pessoas com mobilidade reduzida) e a receção, numa área total de construção com 1420 m². A sustentabilidade ambiental não foi esquecida, e o pavilhão conta com a instalação de painéis solares para suporte ao sistema de aquecimento de águas sanitárias, painéis fotovoltaicos para autoconsumo de energia pela escola, e um depósito para recolha e aproveitamento de águas pluviais para autoclismos e sistemas de rega.

Além do seu presidente e vice-presidente, a Câmara Municipal de Cascais esteve representada nesta inauguração pelos vereadores Nuno Piteira Lopes, Francisco Kreye e Frederico Pinho de Almeida. O presidente da União das Freguesias de Carcavelos e Parede, Nuno Alves, também marcou presença.

CMC | DG | MC | LB

Cascais Digital

my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0