Está aqui
Incêndio. Ministro destaca “notável trabalho dos operacionais”






O ministro da Administração Interna visitou hoje a zona atingida pelo incêndio que atingiu o parque Natural Sintra-Cascais na zona das Dunas da Cresmina e elogiou a coordenação e o “trabalho notável” das entidades envolvidas no combate ao sinistro.
No local, Eduardo Cabrita foi informado pelo presidente da Câmara, Carlos Carreiras, sobre as características do incêndio florestal do passado dia 6 de outubro e medidas adotadas pela autarquia para recuperar as áreas ardidas.
“Segui com muita atenção o que se passou aqui, num contato muito estreito com o presidente da Câmara, com o Comandante Distrital de Operações de Socorro e queria destacar o notável trabalho feito pelos operacionais, pela capacidade de congregação de esforços e pela articulação com as forças de segurança na evacuação das populações, dentro de um princípio sagrado que é o da prioridade da salvaguarda da vida humana”, disse o ministro.
Eduardo Cabrita salientou que “quis aqui fazer este reconhecimento pelo trabalho feito e ver localmente, uma vez que não vai a incêndios enquanto eles estão a decorrer para não perturbar os operacionais. “Mas depois temos de fazer uma análise serena, ver o que correu bem, o que correu menos bem para que aqui, ou noutro local qualquer do país, para a próxima se faça ainda melhor”, acrescentou.
A Coordenadora Municipal da Proteção Civil destacou, por seu lado, o papel quer da Proteção Civil Distrital quer Municipal que definiu como “absolutamente fundamental no combate ao incêndio”.
Maria do Céu Garcia elogiou também a cooperação entre todas as entidades envolvidas, nomeadamente forças de segurança (GNR, PSP, Polícia Municipal), Bombeiros e Proteção Civil” e a colaboração da população.
“Essa foi a principal razão pela qual não só o combate ao incêndio correu bem, como também o plano de evacuação de pessoas e de animais”, acrescentou. S.R.S.