CONTACTOS
Fale connosco
800 203 186
Em rede

Está aqui

Inscrições Abertas para os Programas de Voluntariado de Verão

Os jovens residentes ou estudantes em Cascais, que tenham entre 12 e 30 anos, já se podem inscrever para serem voluntários nos programas Cultura no Bairro, Cultura Social, Férias na Desportiva, Locals, Maré Viva e Natura Observa este verão. Há 2370 vagas disponíveis.
A poucos meses do próximo período de férias grandes, Cascais volta a dar opções aos jovens para que ocupem os seus tempos livres no verão. Através dos Programas de Voluntariado de Verão a Câmara Municipal de Cascais convida os jovens, que tenham entre 12 e 30 anos, a contribuir com um serviço para a comunidade ao mesmo tempo que promove o espírito de voluntariado e de cidadania ativa. Verão após Verão a participação dos jovens cascalenses nestes programas continua a ser extraordinária e, este ano, há 2370 vagas para ocupar. 
 
O primeiro período de inscrições já está aberto e os jovens podem enviar as suas candidaturas até ao dia 17 de maio. O segundo período de inscrições começará a 18 de maio e termina a 16 de junho. Há seis programas em que os jovens se podem inscrever, o que permite que possam experienciar diferentes atividades ou participar em iniciativas que vão ao encontro das suas aspirações: Cultura no Bairro, Cultura Social, Férias na Desportiva, Locals, Maré Viva e Natura Observa.
 
Há dois programas que este ano estão de Parabéns! 
A Maré Viva cumpre 20 anos de programa e estão previstas diversas iniciativas para comemorar o aniversário. Em duas décadas, foram cerca de 12.000 os Marézinhas Voluntários que contribuíram para o bem estar-geral e segurança dos utentes das praias de Cascais. Há três anos o programa foi estendido aos mais novos com o Projeto Marézinhas do Futuro, dirigido a jovens entre os 12 e os 14 anos. Já com o Projeto Cascais Acessível - Praia Para Todos, a Maré Viva tornou as praias do concelho mais acessíveis facilitando os acessos aos utentes com mobilidade condicionada e prestando apoio através da equipa selecionada especificamente para esta variante, com jovens com formação na área da saúde. Em 10 anos foram 18.000 banhos aos utentes de aproximadamente 40 entidades/ano.
 
Há 10 anos chegou também o Programa Cultura Social por onde já passaram cerca de 3500 voluntários que dedicaram o seus tempo a mais de 50 entidades/ano do concelho de Cascais. O Cultura Social é um programa que fomenta o espírito comunitário e de solidariedade e onde os jovens podem desenvolver algumas competências profissionais e conhecer o funcionamento de algumas organizações de acordo com a sua área de preferência. Através deste programa podem também perceber se é esta a área de formação que pretendem seguir no futuro. Para as entidades é uma forma divulgar o trabalho que desenvolvem na comunidade e de se aproximarem dos jovens, reforçando atitudes de entreajuda, espírito de equipa e colaboração, e o desenvolvimento de outras competências humanas e cívicas.  
 

Cascais Digital

my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0