Está aqui
ISCSP debate paradigma das lideranças locais












A Associação de Estudantes do Instituto de Ciências Sociais e Políticas da Universidade Nova de Lisboa chamou três autarcas da área metropolitana de Lisboa, Carlos Carreiras, Isaltino Morais e Inês de Medeiros para debater o conceito de liderança, mas também a forma como ela se afirma na realidade local perante problemas globais.
Diogo Pereira, presidente da Associação de Estudantes do Instituto de Ciências Sociais e Políticas da Universidade de Lisboa reuniu, num dos anfiteatros daquele espaço universitário três autarcas, Carlos Carreiras, de Cascais, Inês de Medeiros, de Almada e Isaltino Morais, de Oeiras. “Tentamos com este debate ir ao encontro do que é lecionado aqui no Instituto”, disse Ricardo Ramos Pinto, salientando a importância de escolher uma temática suficientemente aberta para permitir “conjugar uma parte teórica que é aqui lecionada com uma componente prática, de uma experiência vasta dos oradores, que enriqueceram imenso o debate e nos possibilitaram ter aqui o choque entre a realidade teórica e a realidade prática”.
Esta foi, diria no final Carlos Carreiras, uma “oportunidade para vir aqui debater com os jovens um conjunto de questões focadas na liderança a nível local. Tive também, o privilégio de poder estar com dois colegas de câmara, de Almada e de Oeiras. Cada um apresentou as suas perspetivas que não são muito diferentes”. Carlos Carreiras destacaria como grande conclusão deste debate “a perspetiva de que o poder local tem cada vez maior relevância na resolução dos problemas” que se colocam à comunidade global.