CONTACTOS
Fale connosco
800 203 186
Em rede

Está aqui

Jantar Solidário angaria apoios para a CERCICA

A CERCICA promove a inclusão e precisa da colaboração e envolvimento de todos

A CERCICA - Cooperativa para a Educação e Reabilitação de Cidadãos Inadaptados de Cascais, realizou um Jantar Solidário, no Hotel Quinta da Marinha, em Cascais, esta terça-feira, 4 de outubro que contou com a presença de Carlos Carreiras, presidente da Câmara Municipal de Cascais, entre outras individualidades.

A CERCICA é uma cooperativa que nasceu em 1976, para dar resposta às necessidades educativas de crianças e jovens com deficiência intelectual, que não tinham acesso ao ensino regular. Ao longo destes 46 anos de trabalho, a CERCICA tem sido uma Instituição de referência, no âmbito da habilitação, capacitação e promoção sustentada da qualidade de vida e da inclusão das pessoas com deficiência intelectual e incapacidades.

Contando com 250 colaboradores e mais de 100 parceiros, as Respostas Sociais da CERCICA permitem atualmente apoiar cerca de 2.000 pessoas durante todo o seu ciclo de vida, atuando desde a intervenção precoce em crianças até à população sénior. Cumprir com os objetivos a que se propõe e assegurar a continuidade do trabalho que realizado diariamente, envolve verbas muito avultadas. Embora 60% das despesas anuais estejam asseguradas pelo Estado Português, compete à CERCICA angariar os restantes 40%.

São cinco os projetos a serem "apadrinhados" por este evento solidário que teve hoje lugar na Quinta da Marinha: 

Laboratório de Artes – Projeto de Artes Plásticas
A CERCICA tem há 20 anos um Atelier de Artes onde as pessoas que frequentam o Centro de Atividades para a Capacitação e Inclusão podem, com materiais profissionais, exprimir-se através da pintura. O projeto é um Atelier de Artes a funcionar num espaço inserido na comunidade e aberto a esta, composto por uma oficina com 50m2 e uma galeria com 30m2.

Trampolim – Protocolo Pedia Suit
É um Programa Terapêutico Intensivo para reabilitação neurológica. Os exercícios são realizados numa estrutura especifica, com auxílio de um fato ajustável a cada utilizador. Fomenta a integração sensorial, o ganho de tónus muscular, de equilíbrio, coordenação motora, alinhamento corporal e reequilíbrio biomecânico.
Por ser intensivo e multidisciplinar, com intervenção em áreas terapêuticas específicas, este programa tem um elevado custo.

O Meu Melhor Amigo – Oficina do Cão
O Projeto visa adquirir verba para desenvolver a Oficina do Cão. Esta oficina vai realizar todas as tarefas associadas aos cuidados de higiene aos cães: Banho, tosquia, escovagem e passeio. Vai ainda fazer a limpeza e higienização dos espaços utilizados pelos cães. Os clientes da CERCICA estarão envolvidos em todas as atividades, com o apoio de uma Terapeuta Ocupacional.

Enquanto Houver Estrada para Andar – Quebrar o Isolamento de Idosos
Pretende-se, com este projeto, melhorar a qualidade de vida de idosos, clientes do Serviço de Apoio Domiciliário (SAD) da CERCICA. Através da dinamização de atividades socioculturais, combate-se o isolamento e promove-se o envelhecimento ativo e a interação do idoso com a comunidade, o seu enriquecimento cultural, momentos de lazer e de promoção de relações interpessoais.

O Sol é para Todos – Projeto de painéis Fotovoltaicos
Instalação de Painéis Fotovoltaicos nas Instalações da Cercica em Rana. O Lar Residencial de Rana aloja e presta cuidados individualizados a pessoas com deficiências mais profundas e com necessidade de terapias especiais. Este edifício, devido aos equipamentos necessários para estas terapias, tem gastos energéticos muito elevados, pelo que a instalação dos painéis fotovoltaicos representaria uma poupança anual significativa para a Cercica e a possibilidade de continuar a contribuir para a autonomia e qualidade de vida desta população.

Mas, há muitas outras atividades que dão resposta às necessidades educativas de crianças e jovens com deficiência intelectual e incapacidades que viam o seu acesso à educação comprometido, proporcionando-lhes novos desafios e atividades promotoras de inclusão nas áreas de Educação, Formação e Emprego, Atividades Ocupacionais, Atividades Desportivas e Lúdico-Recreativas, Apoio Domiciliário e Residencial.

A CERCICA também presta serviço à comunidade, ao mesmo tempo que possibilita uma ocupação aos seus jovens, como seja vender plantas ornamentais, aromáticas e medicinais biológicas, serviços de jardinagem, workshops e atividades de sensibilização ambiental. A associação disponibiliza também um ginásio e atividades desportivas para pessoas com necessidades especiais, bem como apoio domiciliário.

A Associação dispõe ainda de uma editora de livros adaptados a todos, seja qual for o seu nível de leitura. A coleção 4 Leituras é editada na versão escrita, em pictogramas, em DVD interativo com versão áudio e linguagem gestual, em formato daisy e ainda em Braille, facilitando assim a inclusão das crianças com necessidades especiais. a coleção Todos a Ler tem livros não só em português, como as traduções em Mandarim, Romeno, Ucraniano e Cabo-verdiano, permitindo assim às crianças de várias comunidades em Portugal o acesso à leitura.

Porque uma comunidade que promove a inclusão é uma comunidade mais próspera e a inclusão só é possível com o envolvimento de todos. Pode apadrinhar um destes cinco projetos ou qualquer outra atividade promovida pela Associação. Esse apoio pode ser concretizado de diferentes formas, de forma individual ou como empresa ou instituição: com um donativo, com o seu tempo disponível ou dando uma oportunidade de estágio ou emprego a um dos clientes da associação. Veja aqui como fazer. 

Mais informação: https://www.cercica.pt/ 

CMC | PL |LB

Cascais Digital

my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0