CONTACTOS
Fale connosco
800 203 186
Em rede

Está aqui

João Bernardo Galvão Teles vence Prémio Ferreira de Andrade

Obra de Galvão Teles visa desvendar história e património da Qtª de Manique.

O Prémio de História de Cascais Ferreira de Andrade foi hoje atribuído a João Bernardo Galvão Teles pelo seu trabalho “A Quinta de Manique: história e património no concelho de Cascais”.

A obra de investigação de João Bernardo Galvão Teles visa desvendar a história e apurar o valor patrimonial da Quinta de Manique, situada em Manique de Baixo, freguesia de Alcabideche, no concelho de Cascais, e simultaneamente de disponibilizar aos seus atuais proprietários um instrumento de trabalho que contribua para a respetiva reabilitação.

A investigação foi realizada mediante um levantamento bibliográfico e documental sobre a propriedade e a sua envolvente, levado a cabo designadamente nas Conservatórias do Registo Predial de Cascais, de Sintra e de Lisboa, no Arquivo Nacional da Torre do Tombo, no Arquivo Histórico do Patriarcado de Lisboa, na Câmara Municipal de Cascais, no Arquivo Histórico Municipal de Cascais, no Arquivo Distrital de Viana do Castelo e na Direcção-Geral do Património Cultural. A isto acresceu, naturalmente, uma cuidada observação do imóvel in loco.

A fim de incentivar o estudo da história de Cascais, o Município de Cascais instituiu o Prémio de História de Cascais – Ferreira de Andrade, em homenagem a este vulto ilustre da historiografia local, autor de obras de referência entre as quais se destacam Cascais, vila da corte: Oito séculos de história, editada em 1964.

O Prémio é de periodicidade bienal e tem natureza pecuniária, a definir em cada edição. É garantida a edição digital da obra pelo Município de Cascais, no âmbito da Coleção Memórias Digitais de Cascais. S.R.S.

Cascais Digital

my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0