CONTACTOS
Fale connosco
800 203 186
Em rede

Está aqui

Jornadas Europeias do Património | 25, 26 e 27 de setembro

Em destaque o tema Património e Educação.

Cascais junta-se mais uma vez às Jornadas Europeias do Património que este ano, em virtude da pandemia, tem um programa com iniciativas exclusivamente online.

O tema proposto este ano explora as relações entre Património e Educação, no sentido de sensibilizar para o papel do património na educação e para o papel da educação no património, para a riqueza e para a complexidade desta relação – na literatura, nas artes, nos monumentos, na dança, no teatro, na paisagem, nos jogos, nos museus, na fotografia, nos sítios arqueológicos ou na música, entre muitos outros.

INICIATIVAS NO ÂMBITO DAS JORNADAS:

Carta Arqueológica Subaquática de Cascais: (ver vídeo abaixo)

A Câmara Municipal de Cascais, através do Projeto da Carta Arqueológica Subaquática de Cascais, foi a primeira, em Portugal Continental, a desenvolver um programa de gestão e de valorização do Património Cultural Subaquático do litoral com vista ao conhecimento e à fruição deste importantíssimo património. A evolução das necessidades logísticas, dos meios técnicos e a crescente aposta na multidisciplinaridade, constituem um dos maiores desafios da moderna arqueologia subaquática. Neste contexto o município adquiriu uma embarcação de forma a dar apoio ao projeto. Trata-se de uma embarcação semirrígida Zodiac Pro 6.5 com um motor Yamaha de 150cv e que irá permitir, à equipa, cobrir todo o concelho.

Exposição Virtual “Cascais: Memórias de Pedra e Cal (1364-2014)”:

Percorra virtualmente a exposição Cascais: Memórias de Pedra e Cal (1364-2014), que esteve patente ao público no Centro Cultural, em 2015, por ocasião das Comemorações do 650.º Aniversário da Vila de Cascais. Apresenta documentos e peças inéditas para a compreensão do nosso passado coletivo e assume-se também como roteiro da arquitetura concelhia, que importa divulgar em nome da preservação do património (i)material do município de Cascais.

Recursos Educativos sobre História e Património de Cascais disponíveis online:

A valorização do património histórico e cultural e a sua correspondência e associação à história e cultura locais são referenciados em vários pontos dos currículos nacionais e nos objetivos e metas de aprendizagem dos vários ciclos de ensino. Numa perspetiva dinâmica e num processo de construção que se pretende partilhado, participado e permanentemente atualizável, a Câmara Municipal de Cascais tem vindo a preparar um conjunto de materiais de apoio ao estudo da História e Património de Cascais.

Todos estes conteúdos e recursos sobre História e Património de Cascais estão disponibilizados em suporte digital através do site da Câmara Municipal de Cascais 

 Distribuição de livros sobre arqueologia nas Universidades do país:

Num ano em que as Jornadas Europeias do Património têm por mote a relação entre Educação e Património, a Livraria Municipal de Cascais oferece a todos os alunos das licenciaturas, mestrados e doutoramentos em Arqueologia das universidades de norte a sul do país uma coleção de livros especializados sobre esta temática em que Cascais é protagonista. A entrega já começou!

Lista dos livros oferecidos:

- A Utilização Pré-Histórica da Gruta de Porto Covo;

- As ocupações pré-históricas das Furnas do Poço Velho (Cascais);

- Transformação e mudança no centro e sul de Portugal: O 4º e o 3º milénio a.n.e. e  Atas do Colóquio Internacional;

- Cascais há 5000 anos.

Saiba mais sobre  a Carta Arqueológica de Cascais no vídeo abaixo

 

Cascais Digital

360_146x65mobi_146x65loja_146x65geo_146x65ambiente_146x65-01cultura_146x65jovem_146x65participa_146x65fix_146x65my_146x65