Está aqui
Jovens alunos de arquitetura vão recuperar bairro em Cascais

Um grupo de 40 alunos do último ano de arquitetura da Faculdade de Lisboa vai estar na sexta-feira, dia 21 de setembro, em Cascais para participar na cerimónia de assinatura de um protocolo de regeneração urbanística e social do Bairro Marechal Carmona.
O ponto de encontro dos jovens arquitetos é na Praça 5 de Outubro, nos Paços do Concelho. Daqui partem em bicicleta com destino ao Bairro Marechal Carmona para visitar o local. De seguida deslocam-se para o Centro Cultural de Cascais onde será assinado o Protocolo de Regeneração Urbanística e Social, com a Faculdade de Arquitetura de Lisboa.
O seminário do último ano de arquitetura destes 40 alunos vai ser feito com base neste projeto. Os futuros arquitetos terão liberdade criativa cabendo depois à equipa de urbanistas da Câmara Municipal de Cascais avaliar as diversas propostas.
Este projeto, que é da Câmara Municipal de Cascais e que conta com a parceira da Santa Casa da Misericórdia de Cascais será objeto de candidatura a fundos comunitários no âmbito do Plano Junker.
O Bairro Marechal Carmona foi inaugurado em 1946, conta com um total de 226 fogos, 78 dos quais pertencem à autarquia e 148 da Santa Casa da Misericórdia Cascais.
O projeto de requalificação visa melhorar a qualidade de vida dos moradores, criar programas de envelhecimento ativo e intergeracional e fomentar ainda o arrendamento jovem. AQ