Está aqui
Jovens cascalenses “experimentam” o futuro profissional

Para 42 jovens cascalenses o futuro profissional arrancou nesta segunda-feira 14 de novembro, o dia em que se se iniciou mais uma edição do Programa Experimenta.
Acolhidos por um conjunto de tutores com experiência, os jovens vão desenvolver, durante os próximos oito meses, atividades em contexto profissional nos diversos serviços do universo municipal. Para muitos, será o primeiro contato com o mercado de trabalho.
Os participantes irão ainda dispor de um conjunto de ferramentas que lhes permitirá desenvolver competências e talento para uma melhor integração no mercado de trabalho. Entre essas atividades contam-se a formação de desenvolvimento pessoal e profissional; consultoria de percurso profissional individualizada; sessão final de entrevistas com entidades empregadoras; e projeto Individual de promoção do talento (opcional).
"Após estes meses a trabalharem no universo municipal estes jovens já poderão preencher a primeira linha do currículo com experiência em contexto de trabalho que os empregadores tanto gostam nas entrevistas de emprego", referiu Nuno Piteira Lopes, vereador da Câmara Municipal de Cascais, acrescentando que, " também para a Câmara e empresas municipais há benefícios, uma vez que estes jovens são uma lufada de ar fresco nos serviços e contribuem, assim, para a mudança e inovação".
A Câmara Municipal de Cascais lançou o EXPERIMENTA em 2017, abrindo as portas para uma primeira experiência em contexto laboral. O programa vai na sua 5.ª edição que conta com um investimento de cerca de 130.000 euros, traduzidos em bolsas atribuídas aos jovens participantes.
Refira-se que Cascais é um dos municípios do país com menor taxa de desemprego dos 24 aos 30 anos, facto a que não será alheia a aposta da Câmara Municipal na dinamização de programas que reforçam a empregabilidade desta faixa etária.
Saiba mais sobre o EXPERIMENTA
CMC | PL | LB | PR