CONTACTOS
Fale connosco
800 203 186
Em rede

Está aqui

Jovens de Cascais num encontro com o Papa Francisco

Encontro surgiu de um projeto internacional, realizado pela Fundação Scholas.

Meia centena de jovens dos vários cantos do mundo, entre eles quatro jovens de Cascais, encontrou-se, dia 19 de maio, pela primeira vez em Roma, com o Papa Francisco e com o vocalista da banda U2, Bono Vox.

O encontro realizou-se no âmbito de um projeto organizado pela Fundação Scholas, que tem uma das suas sedes no nosso concelho, e serviu para identificar os problemas mais flagrantes nas comunidades dos jovens envolvidos. Foram destacados problemas como: a pobreza, a guerra, a falta de água potável, a fome (e contrariamente) o desperdício alimentar.

Assim, jovens de Espanha, Itália, Brasil, Argentina, Chile, Paraguai, Bolívia, México e Portugal trabalharam sobre o tema «casa comum», isto é, sobre questões ligadas ao planeta Terra e ao Ambiente. Este trabalho foi realizado tendo em conta três eixos importantes: o Jogo, a Pintura e a Música.

É objetivo comum que todas estas “dores” do mundo sejam trabalhadas, ao longo de um ano, por cada jovem na sua comunidade, para que, um ano depois, em março de 2023, se voltem a encontrar, desta vez na Amazónia, explorem tudo aquilo que foi conseguido.

Francisco conversou com estes jovens sobre a “real falta de poesia e coragem” e afirmou que a solução para os problemas “não se aprende em livros, mas sim com o risco, com a contemplação da natureza e com a luta”. Acrescentou ainda que “a mulher tem a vocação de dar vida e a Fundação Scholas tem a mesma vocação – é sobre sobrevivência. (…) E as mulheres sabem mais de harmonia do que os homens”.

Por fim, os jovens apresentaram ao Papa Francisco uma música que prepararam ao longo da semana e partilharam algumas frases, com preocupações sociais – “o grito das suas dores”.

Cascais Digital

my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0