CONTACTOS
Fale connosco
800 203 186
Em rede

Está aqui

Jovens do Ensino Básico e Secundário conhecem a "casa" de Cascais

"Valor da partilha e da amizade" é o lema da Câmara Municipal de Cascais, a "casa" de Cascais, salientou Carlos Carreiras, aos jovens que hoje estiveram nos Paços do Concelho.
 
Durante a manhã de hoje, dia 16 de outubro, os jovens alunos do Ensino Básico e Secundário da Escola Básica e Secundária Ibn Mucana, do 5º e 10º ano, tiveram a oportunidade de conhecer o presidente da autarquia e vereadores da Câmara Municipal, no âmbito da Semana Europeia da Democracia Local- Dias Abertos ao Poder Local. 
Colocar questões como “O que é que um Presidente da Câmara faz?”; Está feliz por ser presidente de Cãmara?; Antes de começar a sua carreira o que pensou para o seu futuro? ; Com tanto para fazer, como consegue gerir o seu tempo com a família?.
Foram algumas de muitas perguntas pertinentes que os jovens dirigiram ao autarca. 
 
A manhã que se viveu nos Paços do Concelho foi muita animada e participativa. Um corropio de jovens a entrar e sair dos gabinetes de alguns vereadores que integram o executivo da Câmara de Cascais.
 
Os jovens foram recebidos por Joana Pinto de Balsemão, vereadora com as áreas de Qualificação Ambiental e Estrutura Verde, Alterações Climáticas, Objetivos de Desenvolvimento Sustentavel (ODS), Cidadania e Participação; por Nuno Piteira Lopes, vereador com as áreas de Intervenção Territorial, Licenciamento Económico, Promoção de Emprego, Coordenação do Associativismo, Juventude, Desporto e Veterinário Municipal; por Frederico Pinho de Almeida, vereador com as áreas da Habitação e Desenvolvimento Social, Promoção de Saúde e Educação e por  João Aníbal Henriques, vereador com as áreas do Património Histórico e Cultural Arqueológico.
 
Nesta segunda feira,  dia 21 de Outubro, a Câmara Municpal de Cascais foi "invadida" por 110 alunos provenientes das Escolas Secundária de Cascais, alunos do 10º e 11º ano; da Escola Básica Raul Lino, representada por duas turmas do 3º ano e da Escola Básica de São João do Estoril, com duas turmas do 4º ano.
Os jovens foram recebidos no Salão Nobre dos Paços do Concelho, por Carlos Carreiras, presidente da autarquia e por Miguel Pinto Luz, vice-presidente da Câmara Municipal de Cascais, e vereador responsável pelas áreas da Mobilidade, Smart Cities, Animação e Promoção, Turismo e Desenvolvimento Económico, Empreendedorismo, Conhecimento, Instalação e Investigação Universitária e Autoridade Municipal de Transportes.
 
Os alunos com a sua à vontade e curiosidade natural, confrontaram Carlos Carreiras e Miguel Pinto Luz com várias questões sobre o que faziam na Câmara: "quais as suas funções", "quem os ajudava a exercer essa função", "se com a idade deles já pensam chegar a estes cargos", "quantos vereadores tem a Câmara e como são eleitos", "como vai ser o vosso futuro", entre muitas outras, demonstraram-se muito ativos e participativos na dinâmica da Câmara e no concelho onde residem e estudam.
 
De seguida foram ao gabinete de Filipa Roseta, vereadora com as áreas de Gestão Territorial, Inteligência Territorial e Ordenamento do Território onde conheceram o espaço onde trabalha, a sua equipa, o que faz, demonstrando novamente a sua curiosidade e a sua preocupação com o concelho e principalmente saberem como tudo "funciona".
 
Isabel Maria Guerra, vereadora com as áreas da Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Cascais, Igualdade de Género e Inovação Social e João Aníbal Henriques, vereador com o pelouro do Património Histórico e Cultural Arqueológico receberam vários grupos de alunos no Salão Nobre. Após a apresentação de cada um, o que faziam e as áreas que tinham a seu cargo, os vereadores preparam-se para as perguntas dos jovens que mais uma vez se mostraram muito pertinentes e interessados. 
 
Dar a conhecer aos jovens o presidente e vereadores, os seus gabinetes e o funcionamento são iniciativas que tem como fim promover uma cultura participativa dos jovens nos assuntos locais. AQ 
 

 

Cascais Digital

my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0