CONTACTOS
Fale connosco
800 203 186
Em rede

Está aqui

Lançamento do Livro Cascais: Associações com História (1886-1941)

O segundo volume encontra-se já em preparação. Onde constará a história das associações entre 1941 e 1974.
 
Foi lançado hoje no Centro Cultural de Cascais, o primeiro volume do livro “Associações com História”. Esta é uma obra que regista a vida das agremiações humanitárias, recreativas, culturais, de desporto e de lazer da sociedade cascalense, desde 1886 e com mais de 75 anos. No segundo volume, já em preparação, irá ser contada a história das outras associações do concelho entre os anos 1941-1974. 
 
A apresentação desta obra sobre a história de 34 associações do Concelho de Cascais, esteve a cargo de João Miguel Henriques, Chefe da Divisão de Arquivos, Bibliotecas e Património Histórico da Câmara Municipal de Cascais, que coordenou a equipa que o produziu, do professor Jorge Miranda e de Carlos Carreiras, presidente da Câmara Municipal de Cascais.  
 
O presidente da Câmara sintetizou o lançamento desta obra em duas palavras: identidade e democracia. Para Carlos Carreiras: “ é na identidade que vamos encontrar as forças, o conhecimento e a experiência para ultrapassar todos os obstáculos que todos os dias vão sendo colocados. Uma identidade que se forma pela diferenciação, pela identidade geográfica, social e cultural, que temos que respeitar sempre”. 
“Hoje é essa identidade que reconhecemos aqui, a muitos homens e mulheres que foram construindo todo este edifício associativo que temos no concelho. A democracia é uma celebração. Todo este movimento associativo foi a semente que permaneceu no território das comunidades de efetiva democracia”. 
 
“Esta obra é uma obra verdadeiramente partilhada, obra que a Câmara Municipal de Cascais edita sobre a história das associações humanitárias, de recreio, de cultura, de desporto e educação que neste momento têm mais de 75 anos de atividade” referiu João Miguel Henriques. 
 
Este livro resulta de um estudo que beneficiou de um programa que a autarquia tem vindo a desenvolver através do Arquivo Histórico Municipal (PRADIM) - Programa de Recolha de Arquivos e Documentos de Interesse Municipal. 
“No âmbito do qual se receberam e processaram arquivos que tinham fontes interessantíssimas e importantíssimas, que agora são mostradas pela primeira vez nesta obra” salientou João Miguel Henriques. 
 
Joana Balsemão, vereadora da Câmara Municipal de Cascais no final da cerimónia de lançamento desta obra salientou a importância da mesma: “esta foi uma homenagem e um reconhecimento do que estas associações fizeram ao longo dos anos pelo concelho. Aqui estão as mais antigas, com mais de 75 anos de atividade, que de forma muito vincada ajudaram a consolidar, não só a democracia no concelho de Cascais, mas também a identidade”. 
Para além disso, salientou ainda: “ estas associações foram verdadeiros polos agregadores das comunidades onde estão, ajudaram a transformá-las, a torna-las mais unidas do ponto de vista cultural, musical, desportiva ou de mero convívio”. AQ
 

Cascais Digital

my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0