CONTACTOS
Fale connosco
800 203 186
Em rede

Está aqui

Lançamento do livro ‘À Descoberta de Cascais’

Obra dá a conhecer história e tradições de Cascais

Esta manhã de segunda-feira, 29 de maio, ficou marcada pela apresentação do livro “À Descoberta de Cascais”, da autora Maria João de Figueiroa Rego, na Biblioteca Municipal de Cascais – Casa da Horta da Quinta de Santa Clara.

Na obra que tem como palco o concelho de Cascais, a autora tenta conduzir os jovens leitores por passeios na vila, pela mão de diversas personagens. A narrativa dá a conhecer a evolução histórica de Cascais desde as origens até à atualidade, dando destaque ao património edificado como as igrejas, museus, os bonitos cenários da linha da costa, as praias e os faróis. Dos reis D. Pedro I, D. Luís e D. Carlos ao tempo da II Guerra Mundial e dos refugiados, exilados e espiões, várias são as referências a episódios da História Nacional e Internacional relacionados com Cascais. Através do que é transmitido pelas personagens e ilustrações, a autora quer revelar um pouco mais da história do município, despertando o interesse de todos – desde os mais novos aos graúdos. 

O evento, de entrada gratuita e com participação de muitas crianças, contou, também, com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Cascais, Carlos Carreiras, que referiu a importância de promover continuamente a leitura. “Este livro vem reforçar aquele que é um dos nossos pilares estratégicos do concelho de Cascais, apostar na nossa identidade e naquilo que nos diferencia dos outros”, considerou.

Para a autora, Maria João de Figueiroa Rego, o lançamento deste tipo de obras permite aos mais novos conectarem-se ao sítio onde cresceram, estudam e convivem diariamente, criando laços e um sentido de responsabilidade pela preservação do património. Já Ângela Santos, chefe de Divisão das Bibliotecas de Cascais, explica o papel da obra, o de cativar os mais novos a conhecerem o município. “É importante conhecer para poder amar, e amar Cascais é importante para construir um Cascais para sempre”, reflete. 

Em 2016, a autora deu início à colecção infanto-juvenil “À Descoberta de…”, que conta já com mais de 20 livros publicados sobre diferentes freguesias, concelhos, vilas e cidades de Portugal.

 

CMC | AL | PR | LB 

Cascais Digital

my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0