CONTACTOS
Fale connosco
800 203 186
Em rede

Está aqui

Lançamento do livro "Inovar em Cascais" fecha "Quinzena do Brincar"

Corrida de carrinhos de rolamentos e lançamento do Livro “Inovar em Cascais” encerraram a quinzena do Brincar.

Ariane Cosme, Carlos Neto, Daniela Ferreira, Neuza Pedro e Sílvia Roda Couvaneiro, cinco académicos especialista na área da Educação são coautores de um livro, “Inovar em Cascais – Corpo Ativo Cérebro Aprendente”, que foi apresentado no Centro de Caparide, pertencente à Secretaria geral da Educação. O evento assinalou o Dia Mundial do Brincar e encerrou a Quinzena do Brincar em Cascais, iniciativa que mobilizou e envolveu na realização dos diversos eventos toda a comunidade educativa.

O livro é sobretudo uma reflexão sobre a importância do Brincar no desenvolvimento sócio-emocional da criança. Como referiu Carlos Neto, um dos autores, a “pandemia criou uma inatividade física e um problema de iliteracia motora e de sedentarismo como nunca existiu na humanidade”.  Este livro tem também valor simbólico na medida em que as Escolas do concelho vêm introduzindo a brincadeira como uma prática indispensável no processo de desenvolvimento das crianças. O Livro é também uma análise do processo inovador, disse na cerimónia o vereador da Educação da Câmara Municipal de Cascais, Frederico Pinho de Almeida.

Carlos Neto, professor da Faculdade de Motricidade Humana e um dos maiores especialistas mundiais na área da Brincadeira e do Jogo, alerta para a necessidade da Educação agarrar em dois pilares:  cintrabalançar o tempo que os jovens passam frente aos ecrãs por força "da narrativa simbólica poderosa" no uso dos dispositivos digitais, com com momentos de afirmação da “consciência ecológica”, correndo, saltando, convivendo, “contemplando o corpo perante a natureza, porque ela está doente”. 

Lançado o desafio a cada um dos coautores do livro, para destacar uma competência socio emocional que o Brincar acrescenta à criança, a Professora Neuza Pedro, do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, destacaria a competência na “gestão de riscos e de conflitos” que a criança adquire, tomando “diferentes perspetivas, vivendo na insegurança de não saber o que a brincadeira traz a seguir”.

Uma competência, refere Neuza Pedro, que adquire ainda mais importância “num mundo instável e onde a certeza é o conjunto de incertezas”. O brincar, explica, “permite-nos numa situação fantasiada, sempre muito positiva, aprender a gerir riscos, a mediar o que é seguro do que é inseguro, do que é estável do instável, numa situação protegida”.

A investigadora Daniela Ferreira, Doutorada em Ciências de Educação pela Universidade do Porto, diz que “a brincadeira permite às crianças começarem a poder representar o mundo à sua volta" e através dela, "ganharem a possibilidade de representar vários mundos, várias experiências, várias formas de ler e estar no Mundo.”

Ariana Cosme, Professora da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto, refere a socialização. Isto é a importância do Brincar no processo de conhecimento dos outros. Porque, acrescenta “não nos conhecemos sozinhos, precisamos dos outros para nos conhecermos como pessoa”. Brincar, diz Ariana Cosme, ajuda-nos a perceber as diferenças e, “quando se fala de respeito multicultural e de diversidade” é a Brincar que as crianças aprendem, fazendo esse “grande reconhecimento dos outros”.

“A Brincar aprendemos também a ser”, acrescentaria por fim a Professora Sílvia Roda Couvaneiro, Doutorada em Filosofia pela Universidade de Lisboa. E concluiria que para brincar e ser criança “é importante haver espaço e tempo”.

Ora é este mesmo o desafio que vem sendo lançado às escolas de Cascais, cuja importância é aqui refletida num livro e que, como garantiu o vereador Frederico Pinho de Almeida, está a ser agarrado com entusiasmo por parte de toda a comunidade educativa.

Na sua intervenção o autarca agradeceu “o contributo que estes especialistas na área da Educação têm dado para este caminho que as Escolas de Cascais estão a trilhar com enorme sucesso, embora haja muito por fazer”.

Com esta apresentação, a autarquia de Cascais assinalou o dia Mundial do Brincar e simultaneamente o encerramento da Quinzena do Brincar em Cascais, cujo programa envolveu toda a comunidade educativa, escolas públicas e privadas bem como ludotecas e ludobibliotecas do concelho.

As comemorações da quinzena começaram com o hastear da bandeira Escola a Academia de Brincadores em seis escolas básicas do concelho: Escola Básica da Galiza nº1; Escola Básica do Murtal; Escola Básica Padre Agostinho da Silva; Escola Básica e Secundária Frei Gonçalo Azevedo; Escola Básica de Manique e Escola Básica IBN Mucana.

Depois decorreu um programa vasto que incluiu, por exemplo, um workshop “Aprender e Brincar na natureza” no Pinhal da Escola Básica e Secundária de Alvide e concluiu-se com o V Grande Prémio da Galiza, uma corrida de carrinhos de rolamentos, na Avenida Gago Coutinho, organizado pela Ludoteca da Galiza (Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora) e a apresentação do jogo online “Brincar em Cascais”, que pode aqui experimentar.

Cascais Digital

my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0