CONTACTOS
Fale connosco
800 203 186
Em rede

Está aqui

Liga dos Bombeiros Portugueses homenageia Carlos Carreiras

As cinco corporações de bombeiros marcaram presença na cerimónia

A Liga dos Bombeiros Portugueses (LBP) homenageou, esta quarta-feira, 3 de setembro, Carlos Carreiras, presidente da Câmara Municipal de Cascais, numa cerimónia realizada na Casa das Histórias Paula Rego. A cerimónia foi presidida pelo Secretário de Estado da Proteção Civil, Rui Rocha e conduzida pelo presidente da LBP, António Nunes.

O momento, apoiado pelas cinco corporações de bombeiros do concelho e pela Federação dos Bombeiros do Distrito de Lisboa, foi considerado um “ato de justiça e retribuição” pelo empenho institucional, humano e logístico do autarca ao longo dos seus 14 anos de mandato.

Na cerimónia, António Nunes, destacou a proximidade e dedicação do edil aos bombeiros do concelho. “Hoje prestamos homenagem a um homem que gosta dos Bombeiros. Ao longo dos seus mandatos, tudo tem feito para que o concelho de Cascais seja um exemplo na proteção à sua população. Agradeço o contributo de cidadania que tem dado. Este é um município com um presidente e bombeiros exemplares”, afirmou.
Pedro Araújo, Comandante do Corpo de Bombeiros da Parede, na qualidade de mais antigo comandante no cargo, salientou, em nome das restantes corporações, “o investimento constante e a presença próxima” do autarca junto dos seus bombeiros. “O presidente nunca virou as costas nos momentos difíceis. Foi sempre o primeiro a estar connosco, quer através do apoio institucional, quer pela sua presença física, dando força aos bombeiros no cumprimento da missão”, sublinhou.

Durante a cerimónia foram atribuídas a Carlos Carreiras mais duas distinções, a Chave de Honra, “em nome de todos os bombeiros do concelho de Cascais e de todos os bombeiros de Portugal, pela atuação do autarca na defesa das populações não só em Cascais, como no país e estrangeiro. E uma segunda distinção especial, a Medalha de Gratidão, em reconhecimento da atuação do líder do Executivo Municipal durante a crise sanitária do Covid-19. Estas distinções somam-se, assim, a outras já anteriormente atribuídas pela Liga dos Bombeiros Portuguesa a Carlos Carreiras, nomeadamente a Fénix de Honra (2025), o Crachá de Cidadania e Mérito (2023), a Medalha de Honra dos Bombeiros de Portugal (2022) e o Crachá de Ouro da LBP (2022)

Foi salientado, em todos os discursos das entidades presentes, o apoio material e logístico contínuo às cinco corporações, materializado no investimento municipal significativo em ambulâncias e veículos de emergência e em material de proteção pessoal, assim como a promoção de formações e iniciativas para valorização do corpo de bombeiros do município. " Investir nos bombeiros é investir na proteção das populações e na qualidade de vida dos seus cidadãos", destacou António Nunes, acrescentando que "que a prática de Cascais sirva de exemplo aos outros municípios do país porque é a melhor forma de chegar aos mais necessitados de ajuda e de servir eficazmente, em primeira linha, as populações".

Outro ponto alto da cerimónia foi a singela homenagem à memória dos bombeiros Bernardo Albuquerque de Vasconcelos Figueiredo da Associação Humanitárias dos Bombeiros Voluntários dos Estoris e Ana Rita Abreu Pereira, da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Alcabideche, bombeiros que morreram no combate a incêndios no verão de 2023. Também recordado foi o bombeiro José Moreira, da Associação Humanitária dos Bombeiros de Carcavelos e São Domingos de Rana, que faleceu em 2019, vítima de um trágico acidente quando se preparava para combater um incêndio que deflagrava em São Domingos de Rana.

A cerimónia assumiu, assim, um carácter simbólico de despedida, numa altura em que Carlos Carreiras se prepara para concluir o seu ciclo como presidente da Câmara Municipal de Cascais. Momentos memoráveis marcados pela gratidão dos bombeiros e das entidades locais que reforçam o legado de proximidade e apoio às corporações do líder do Executivo Municipal e, por inerência, Presidente da Comissão Municipal de Proteção Civil de Cascais, deixando para o futuro um concelho mais preparado, coeso e seguro, com uma forte cultura organizacional de cidadania.

PL

Cascais Digital

my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0