CONTACTOS
Fale connosco
800 203 186
Em rede

Está aqui

Linhó promete derrubar muros

Estabelecimento Prisional do Linhó promete mudar a vida nas prisões.

Com a assinatura do Protocolo de Cooperação entre o Município de Cascais e a Direção-Geral de Reinserção e Serviços Prisionais, que irá acontecer no próximo dia 24 de janeiro de 2022, pelas 12h00, no Centro Cultural de Cascais, arranca o projeto Linhó Circular que promete revolucionar os Estabelecimentos Prisionais.

O projeto arranca agora com a fase da conceção e instalação de todo o processo de recolha separativa de resíduos sólidos, transição energética, eficiência hídrica e agricultura biológica, com capacitação dos reclusos através de formação certificada nas diversas vertentes, e, transformação de toda a área que circunda o Estabelecimento Prisional (cerca de 50 hectares) dando corpo ao projeto agrícola.

Este projeto, desenvolvido pelos alunos reclusos de um Estabelecimento Prisional com uma população extremamente jovem (entre os 20 e os 30 anos) e uma taxa de reincidência muito elevada, valoriza em 90% os terrenos que circundam o EP do Linhó, permite que os produtos agrícolas ali produzidos possam ser inseridos nas refeições dos reclusos, promove a empregabilidade qualificada e o sucesso da reinserção através de uma formação certificada na área da agricultura sustentável, mantém os espaços verdes, promove energias renováveis, aumenta o nível de eficiência energética, através da colocação de painéis fotovoltaicos e mini turbinas eólicas e aproveita os resíduos orgânicos para a produção de fertilizantes a utilizar nos terrenos agrícolas.

Outra das grandes novidades deste projeto, que partiu de um grupo de alunos reclusos, no âmbito de um programa de participação ativa, designado “Projeto Nós Propomos! Cidadania e Inovação na Educação Geográfica”, é o facto de se poder replicar o modelo, permitindo assim Estabelecimentos Prisionais ecologicamente geridos e sustentáveis, onde os reclusos intervirão diretamente tanto na fase de planeamento como nas fases de execução.

A assinatura do protocolo contará com a presença do Sr. Diretor-Geral de Reinserção e Serviços Prisionais, Dr. Rómulo Mateus, com o Sr. Presidente da Câmara Municipal de Cascais, Dr. Carlos Carreiras, vários órgãos da Direção-Geral de Reinserção e Serviços Prisionais, o executivo Municipal e todas as entidades intervenientes neste projeto.

Cascais Digital

my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0