CONTACTOS
Fale connosco
800 203 186
Em rede

Está aqui

Madonna, Sean Penn, John Travolta ou Cindy Crawford no Centro Cultural de Cascais

Uma exposição inédita em Portugal de Herb Ritts mostra fotografias de vedetas de Hollywood, da música ou da moda das décadas de 80 e 90. São 110 fotografias originais que exploram o corpo humano em ambientes de luz natural. A mostra da Fundação de Herb Ritts fica no Centro Cultural de Cascais até 21 de janeiro de 2018.

Como expor o corpo humano de uma maneira atual? Herb Ritts questionou e respondeu com a sua lente. Fotógrafo e investigador norte-americano, Ritts mostrou o poder da luz natural na imagem. Focado no corpo humano, lançou um outro olhar sobre vedetas de Hollywood. Corpos desnudados, poses provocadoras e expressões exclusivas para a sua máquina. 

"As fotografias são todas originais. A Fundação Herb Ritts não permitiu tirar novas fotografias depois da morte de Herb Ritts. A escolha foi feita pelas imagens tiradas diretamente por Herb Ritts ou sobre o seu direto controle", explica a curadora da exposição Alessandra Mauro.

Considerado o braço direito do fotógrafo, o diretor-executivo da Fundação de Herb Ritts acrescenta que o trabalho de Ritts "é universal. É muito fácil as pessoas reconhecerem o seu trabalho e estarem familiarizadas com ele. Há uma compreensão fácil porque representa a natureza e os elementos que são muito importantes para Ritts: a apreciação pela luz do sol, pelo corpo, pela àgua, areia e terra. Tudo isto junto torna-o quase clássico."

"Na sua época foi um grande inovador e teve um grande impacto na fotografia de moda, nos jornais e no retrato", afirma Alessandra Mauro.

Depois de cidades como Milão, Roma ou Moscovo, a exposição “Herb Ritts – Em Plena Luz” está em Cascais, integrada na programação do Bairro dos Museus.

Cascais "está a ficar, cada vez mais, um lugar de grande importância para a cultura e para a fotografia", enaltece a curadora.

Depois de exposições como "60 anos de fotografia de Sam Shaw", uma estreia mundial em Cascais, "faltava-nos uma exposição onde estivessem atores, atrizes e outras figuras do entertainment mundial contemporâneas, nossas", refere Salvato Teles Menezes, presidente da Fundação D. Luís I, responsável pela programação do Bairro dos Museus. 

Cascais Digital

my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0