CONTACTOS
Fale connosco
800 203 186
Em rede

Está aqui

Mais Segurança para Todos

Autarquia vai instalar mais de 300 Câmaras de Videovigilância

Cascais vai dispor de mais vigilância nos locais públicos. Com o objetivo de proteger pessoas e bens, prevenir a prática de crimes, promover uma melhor capacidade de resposta policial em cada situação e antecipar eventuais ameaças, a autarquia assinou, esta tarde, na Casa Sommer, um protocolo que permite a entrada em vigor de um sistema de CCTV (circuito fechado de televisão) em Cascais.

“Acreditamos que a segurança de todos é fundamental, por isso assumimos este compromisso do município de investir numa rede CCTV”, referiu Miguel Pinto Luz, vice-presidente da Câmara Municipal de Cascais.

No total vão ser instaladas mais 368 câmaras de videovigilância por todo o concelho, distribuídas por Alcabideche (37), Cascais (135), Estoril (47), Parede (51), Carcavelos (47) e São Domingos de Rana (51). A escolha dos locais em todas as freguesias foi feita em conjunto com a PSP e GNR, após um estudo onde entraram em linha de conta fatores como o histórico de ocorrências, índices criminais, concentração de multidões, circuitos de passagem, entre outros.

Estas novas câmaras de videovigilância vão juntar-se a um sistema já instalado em Cascais, que conta com câmaras em 138 parques de estacionamento fechados, 90 docas de estações de bicicletas partilhadas e em 96 autocarros.

“Vão permitir às autoridades uma resposta mais célere a problemas de segurança pública que venham a colocar-se", explicou Miguel Pinto Luz. “Posteriormente [as imagens] podem ser utilizadas em investigações criminais, e, portanto, permitir, de uma forma geral, uma maior perceção de segurança a quem visita ou a quem vive nesta terra tao linda que é Cascais,” concluiu.

O visionamento de videovigilância em espaço público está reservado às Forças e Serviços de Segurança, neste caso, PSP e GNR, conforme a Lei nº1/2005, de 10 de janeiro.

Em Cascais, as autoridades vão poder visionar estas imagens no Centro de Controlo e Segurança de Cascais (C3), um espaço que está a ser construído (junto ao Centro de Apoio Logísitico de Cascais e à futura sede do INEM) para albergar as áreas de Segurança, Proteção Civil e Informação e Tecnologia. Este edifício será dotado com uma sala de comando e uma de crise, com a tecnologia mais moderna para assegurar a mais alta resiliência dos meios de alarmística e comunicações no caso de catástrofe.

O visionamento também vai ser possível no Comando Metropolitano de Lisboa (PSP) ou no Comando Territorial de Lisboa (GNR).

Esta é mais uma iniciativa em que autarquia e forças de segurança trabalham em conjunto, no sentido de potenciar sinergias para o bem de toda a população.

(FMC/CMC)

Cascais Digital

my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0