Está aqui

Marcelo Rebelo de Sousa inaugura exposição sobre Bernardino Machado

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, inaugurou na terça-feira, no Palácio da Cidadela, em Cascais, a exposição evocativa da primeira visita de um chefe de Estado ao estrangeiro há cem anos.

Há um século, em Outubro de 1917, o Presidente da República Bernardino Machado efetuava a primeira visita oficial de um Chefe de Estado português ao estrangeiro. O destino era a França e o pretexto a visita ao Corpo Expedicionário Português (CEP) na frente de batalha nas trincheiras de França durante a Grande Guerra de 1914-18.

“Vale a pena visitar esta exposição porque ela tem um conjunto de pormenores absolutamente deliciosos sob o ponto de vista histórico. Marca também aquele momento, há 100 anos, em que tantos portugueses morreram a servir a Pátria na Batalha de La Lys e que mostrou o quão impreparados estávamos para enfrentar desafios daquela natureza”, afirmou o Presidente da Câmara Municipal de Cascais.

Carlos Carreiras acompanhou o Presidente da República Marcelo Rebelo de Sousa ao longo da exposição que foi marcada também por uma emissão filatélica especial evocativa do Pesidente Bernardino Machado, o único que até hoje ocupou aquele cargo por duas vezes. A.Q.

Cascais Digital

banner_cascais_0banner_cascaisambiente_0banner_cascaisparticipa_0banner_cascaisjovem_0banner_cascalitosbanner_lojacascaisbanner_bairromuseus_0banner_geocascaisbanner_agendacascaisbanner_fixcascais