Está aqui
Mau Tempo | Cascais reforça estado de prontidão de equipas e meios operacionais













Face às previsões associadas à aproximação da Depressão Kristin, o Município de Cascais reforçou o estado de prontidão das equipas e dos meios operacionais como medida preventiva para o período entre 27 e 29 de janeiro de 2026.
Evite deslocações desnecessárias, especialmente a zonas costeiras e florestais, respeite as indicações das autoridades e adote as medidas de autoproteção recomendadas pelo Serviço Municipal de Proteção Civil de Cascais o que, no caso da agitação marítima implica que não se aproxime do mar, no caso da precipitação intensa e de vento, a fixação de estruturas e a limpeza dos sistemas de escoamento e, para quem conduz, recomendação de maior cautela.
Reunião da Comissão Restrita da Proteção Civil prepara noite de mau tempo
De forma a antecipar riscos e garantir a máxima prevenção para ocorrências que possam acontecer durante as próximas horas, a Comissão Restrita da Proteção Civil esteve reunida na noite desta terça-feira, 27 de janeiro, no Centro de Comando e Controlo do concelho.
“Garantir a todas e a todos os munícipes de Cascais que estamos prontos e de prevenção para qualquer situação que possa ocorrer,” salientou Nuno Piteira Lopes, presidente da Câmara Municipal de Cascais, recordando que o IPMA – Instituto Português do Mar e da Atmosfera tem em vigor um Aviso Vermelho para Agitação Marítima, Aviso Laranja para Vento e Aviso Amarelo para Precipitação durante a madrugada de 28 de janeiro.
Consulte aqui os Avisos Metereológicos do IPMA – Instituto Português do Mar e da Atmosfera
Estas condições, associadas à saturação dos solos resultante da precipitação registada nos últimos dias com a depressão Ingrid, seguida da Tempestade Joseph, podem aumentar o risco de cheias e inundações localizadas no concelho, em especial nas zonas mais vulneráveis.
A Linha Cascais vai estar disponível a partir das 08h00 de 28 de janeiro, para registar e responder às ocorrências que possam surgir durante a noite.
Interdição do Parque Natural Sintra Cascais
Durante os próximos dias, não deve frequentar zonas florestais devido à previsão de ventos fortes. Para segurança de todos, os acessos ao Parque Natural Sintra Cascais estão encerrados a partir das 19h00 desta terça-feira, 27 de janeiro, em articulação com o Serviço Municipal de Proteção Civil de Sintra.
Interdições Paredões de Cascais e Carcavelos
Tal como aconteceu durante a Depressão Ingrid, com Aviso Vermelho do IPMA para agitação marítima, os paredões de Cascais e Carcavelos vão estar parcialmente interditos entre as 22h00 de 27 de janeiro e as 07h00 de 29 de janeiro, por indicação do Capitão do Porto, que solicitou o apoio da Polícia Municipal de Cascais.
Interdições em vigor:
• Carcavelos (poente)
• Carcavelos (nascente)
• Paredão entre a Poça e a Azarujinha
• Paredão na Praia das Moitas
• Pontões das Moitas
• Pontão do Tamariz
Prevenção e Sensibilização para Risco de Cheias
Mantêm-se igualmente ativas as medidas previstas no Plano Prévio de Intervenção para Cheias e Inundações da Baixa de Cascais, assegurando uma atuação articulada entre os vários serviços e entidades envolvidas.
Durante os últimos dias, a Cascais Ambiente tem vindo a realizar descargas de prevenção da Barragem do Rio da Mula para aumentar a capacidade da mesma. Além destas medidas, a Proteção Civil e a Polícia Municipal de Cascais, realizaram mais uma ação de sensibilização para o risco de cheias junto dos comerciantes da baixa de Cascais, zona historicamente vulnerável, esta segunda-feira, 26 de janeiro.
CMC/FMC/MC/CT/SD









