CONTACTOS
Fale connosco
800 203 186
Em rede

Está aqui

Medidas para a cultura e espaço público são aprovadas em reunião de Câmara

Cultura em Cascais ganha novo espaço
Cascais vai ter novas instalações de carácter cultural destinadas a um arquivo documental e bibliográfico.
 
Na reunião pública da Câmara Municipal, realizada no dia 5, no Centro Cultural, foi aprovada a aquisição de duas frações de um prédio urbano situado na Avenida Valbom, com vista à instalação de arquivos documentais e bibliográficos pessoais e familiares relacionados com a História e a vida das gentes do concelho.
 
Com esta aquisição a Câmara dá resposta ao sucesso do trabalho desenvolvido ao nível da gestão de arquivos e bibliotecas pessoais e familiares, que já tornavam imperioso criar um arquivo onde pudesse centralizar o vasto acervo documental existente e absorver novas recolhas provenientes das famílias com historial e com documentos relacionados com o concelho.
 
O novo espaço cultural, de acesso público e gratuito vai permitir simultaneamente assegurar a recolha, tratamento, preservação, consulta e difusão de um elevadíssimo número de documentos arquivísticos e bibliográficos, físicos e digitais, de interesse ímpar para o estudo da História e das gentes de Cascais, desde 1364, em prol do reforço da identidade local.
 
Com esta aquisição, Cascais ganha também uma renovada oferta cultural que vai diversificar a zona envolvente de características urbanas de forte pendor comercial solidificando assim uma aposta segura na qualificação de excelência da vila.
 
Esta aquisição assumiu assim um carácter estratégico para a eficiência e eficácia dos serviços municipais, permitindo racionalizar custos e recursos e aumentar a rapidez e qualidade dos serviços prestados.
 
Requalificação da EN249-4
No decurso da reunião foi também aprovada a abertura de procedimentos de empreitada para a reformulação do traçado rodoviário da EN249-4, entre a rotunda do cemitério, em São Domingos de Rana e Trajouce. Esta reformulação visa a requalificação da via com o intuito de melhorar a qualidade de circulação viária e pedonal.
 
Educação e Desporto
Dando continuidade às ações no âmbito da educação foram aprovadas um conjunto de propostas que consubstanciam o apoio a diversas instituições educacionais, com especial incidência nas que desenvolvem de forma sustentada projetos educacionais inclusivos, de educação especial, de alcance cultural e de solidariedade. De salientar nestes apoios o fomento à integração de comunidades estudantis provenientes de culturas diferenciadas.
No plano do desporto a Câmara aprovou um vasto conjunto de apoios com destaque para o associativismo desportivo, sem contudo descurar os projetos âncora dos grandes eventos desportivos, numa simbiose estratégica entre a oferta turística e o desporto com uma presença firme na comunicação social nacional e internacional.
 

Cascais Digital

my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0