CONTACTOS
Fale connosco
800 203 186
Em rede

Está aqui

Mel de todas as formas no Mercado da Vila

Entre 25 e 27 de novembro, o Mercado da Vila recebeu novamente a riqueza do produto que é o mel. O Mercado do Mel e da Doçaria Conventual é um dos eventos que tem caracterizado a variedade temática no mercado municipal nos últimos anos.

As doze bancas em exposição venderam mel em diversas formas, como em favos, geleia real e rebuçados. O mel em si esteve disponível nas mais variadas qualidades. José Duarte, produtor de mel, explica: "as variedades são infindáveis. Desde que exista floração, pode fazer-se mel desse tipo. No período de floração, colocam-se as abelhas na plantação respetiva. Quando finda, retira-se o mel, para garantir o sabor mais acentuado possível."

Alguns exemplos incluem mel de castanheiro, alecrim, carvalho ou medronho. "Tudo depende do tipo de flores ou frutos que se queira utilizar", diz José Duarte, "dos mais suaves, como laranjeira e rosmaninho, eucalipto, que é intermédio, ou mais fortes, como o de urze e o multifloral, que só se recolhe uma vez por ano."

Mas também é possível tomar contacto com as múltiplas utilizações que esta matéria-prima pode ter. O mel e outros produtos apícolas, derivados das abelhas, servem de base para produtos de saúde e cosmética e até calçado, fatos, malas e móveis domésticos.

Como descreve a vendedora Helena Coelho, podemos encontrar "própolis, que é considerado um antibiótico natural. Pode ser ingerido e faz bem à garganta, tosse, constipações. Também pode ser usado na pele, para curar feridas ou queimaduras, ou tratar calosidades e gretas nos pés, varizes nas pernas, ou como batom para o cieiro. O que tem própolis, é garantido que é bom." Existe também veneno de abelha, "útil no combate a dores, como reumático e tendinites." E cremes para o rosto, para as mãos e protetor solar. E ainda, para temperar saladas, vinagre de mel. Tudo cem por cento nacional.

Quanto à doçaria conventual, esteve bem representada. Pastéis de vários tipos, sericaia, trouxas de ovos, barcas e ovos moles de Aveiro.

A entrada é gratuita e a curiosidade também.

Cascais Digital

my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0