CONTACTOS
Fale connosco
800 203 186
Em rede

Está aqui

Millennium Estoril Open 2019: Melhor quadro de sempre

A edição deste ano do Millennium Estoril Open que vai decorrer no Clube de Ténis do Estoril, de 27 de abril a 5 de maio, dá destaque aos jovens campeões. Dois top 10, Kevin Anderson e Stefanos Tsitsipas; dois top 20: Fabio Fognini e Gael Monfils e top 3 do NextGen: Tsitsipas, De Minaur e Tiafoe.

Na sequência do fecho das inscrições, já foi divulgada a lista de jogadores com entrada direta no quadro principal de singulares da quinta edição do maior evento tenístico português.  

Depois de já terem sido anunciados previamente seis protagonistas, incluindo o detentor do título e melhor tenista português de sempre, João Sousa, uma análise global ao lote de 19 tenistas com classificação para aceder diretamente à melhor grelha individual do Millennium Estoril Open coloca em evidência a qualidade e a juventude do elenco – com o mais baixo cut-off (o último tenista com entrada direta é 64º) e a mais baixa média de idades (26 anos, face a uma média no top 50 perto dos 30).

A reforçar essas duas diretrizes estão também os melhores registos em três hierarquias distintas. No ranking do ATP Tour: dois elementos do top 10 pela primeira vez (Kevin Anderson e Stefanos Tsitsipas).

 

Na classificação ATP Race to London: dois jogadores do TOP 8 (Stefanos Tsitsipas, 3º, e Gael Monfils 6º). E na classificação NextGen - ATP Race to Milan: os três primeiros da tabela de jogadores até 21 anos (Stefanos Tsitsipas, Alex de Minaur e Frances Tiafoe).

Na vertente da juventude, destaca-se mesmo a inédita armada americana liderada pelo vice-campeão de 2018, Frances Tiafoe, e que integra também Reilly Opelka (o gigante de 2m11 que ganhou recentemente o Open de Nova Iorque), Taylor Fritz e Mackenzie McDonald, todos eles representando o futuro da modalidade nos Estados Unidos e com idades entre 21 e 23 anos. Nunca antes houve quatro representantes norte-americanos com entrada direta no quadro principal de um evento do ATP Tour em Portugal; a sua juventude contribui para uma média de idades que só não é mais baixa porque, a par de seis jogadores até 21 anos (oito até 23 anos), haverá oito trintões a justificar a elevada média que tem caraterizado o top 100 ao longo da última década.

O quarteto americano forma o mais numeroso contingente nacional num elenco que também estabelece um novo recorde de internacionalização nas cinco edições do torneio: no lote de entradas diretas contam-se 14 países de cinco continentes. Surpreendentemente para um torneio de terra batida (para mais realizado em Portugal), há apenas um espanhol na lista: Jaume Munar, outro jovem de 21 anos que é o protegido de Rafael Nadal na sua academia e que no final do ano passado jogou o NextGen ATP Finals com Stefanos Tsitsipas, Alex de Minaur, Frances Tiafoe e Taylor Fritz. De notar os regressos do argentino Leonardo Mayer (parceiro habitual de João Sousa na variante de pares, tendo chegado às meias-finais do Millennium Estoril Open do ano passado e do Open da Austrália deste ano) e do britânico Cameron Norrie (que na edição transacta ganhou o titulo de pares e que disse ser o Millennium Estoril Open o seu torneio preferido do circuito).

O quadro principal de 28 elementos fica completo com quatro tenistas vindos da fase de qualificação, três wild cards e eventualmente dois special exempts. Na calha para entrar diretamente caso não sejam usados os special exempts e/ou haja desistências está o controverso australiano Bernard Tomic.

LISTA COMPLETA DE INSCRITOS AQUI

O Millennium Estoril Open decorrerá de 27 de Abril a 5 de Maio e os bilhetes estão à venda aqui e nos locais habituais. O dia 1 (sessão diurna), o sábado 4 e o domingo 5 já têm lotação praticamente esgotada!

Cascais Digital

my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0