CONTACTOS
Fale connosco
800 203 186
Em rede

Está aqui

Mostra inédita de paramentos litúrgicos inaugurada hoje em Cascais

Coleção desconhecida do decorador e colecionador, nascido em Cascais, pode ser vista pelo público, na Casa Duarte Pinto Coelho, nesta vila.

Paramentos litúrgicos católicos romanos datados desde os meados do século XVI até ao século XX, de diferentes técnicas e materiais, mostram-se pela primeira vez ao público na Casa Duarte Pinto Coelho, em Cascais.

A exposição hoje inaugurada pelo presidentre da Câmara Municipal de Cascais, Carlos Careiras,  na presença de Maria Castel Branco, sobrinha de Pinto Coelho, estará patente até janeiro de 2019.

Aqui pode apreciar dalmáticas, golas, bolsas corporais, pluviais, estolas ou casulas que se apresentam-se como autênticas obras de arte, exibindo o gosto sofisticado do colecionador e nome reconhecido das artes decorativas em todo o mundo.

“A mostra vem reforçar a privilegiada cooperação entre a Câmara Municipal de Cascais, a Fundação D. Luís I e a Fundación Duques de Soria, entidade que detém parte do espólio de Duarte Pinto Coelho”, refere o presidente da Câmara de Cascais.

Carlos Carreiras considera ser “uma honra reforçar esta comunicação bilateral, fluida e constante, dando a conhecer ao grande público – munícipes e visitantes nacionais e internacionais - esta coleção de paramentos litúrgicos, que integrou o quotidiano de Duarte Pinto Coelho ou não fosse este cascalense um católico devoto”. 

Trata-se de uma coleção desconhecida de Duarte Pinto Coelho. Ouro, seda, cetim ou algodão são alguns dos materiais utilizados na confeção destes trajes, vestes sem mangas ou capas. Estas peças têxteis atravessaram vários séculos, épocas e momentos litúrgicos da Igreja católica.

A Fundación Duques de Soria escolheu Cascais para instalar uma delegação permanente e uma representação da Cátedra Conde de Barcelona, cuja sede está na Casa Duarte Pinto Coelho.

Duarte Maria Egas de Avillez Pinto Coelho [1923-2010] nasceu em Cascais e exerceu a sua atividade de decorador e colecionador em países africanos e árabes, nos Estados Unidos, em França e em Espanha, vindo a fixar residência em Madrid.

Cascais Digital

my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0