CONTACTOS
Fale connosco
800 203 186
Em rede

Está aqui

Município disponibiliza 350 mil euros de apoio a movimento desportivo

5ª edição do Cascais Sports Weekend decorreu em formato online

Cascais vai criar um pacote de apoio aos clubes desportivos do concelho no valor de 350 mil euros. O anúncio foi feito este sábado, dia 27, pelo presidente da Câmara Municipal de Cascais, no fórum " O Desporto em tempos de pandemia".

O fórum que decorreu online, contou como oradores  Fernando Santos, selecionador nacional, Frederico Nunes, vereador do desporto da Cãmara Municipal de Cascais, João Ramos, médico especialista em medicina geral e familiar, Hugo Leal, diretor do futebol de formação do Estoril Praia, Marcos Chuva, atleta olímpico, Tomaz Morais, ex-selecionador nacional de Rugby, e ainda com a participação por vídeo de João Paulo Rebelo, secretário de estado da Juventude e do Desporto e Carlos Carreiras, presidente da Câmara de Cascais. 

Sublinhando o importante papel que o Desporto tem no concelho, não só a nível de formação de atletas que têm levado o nome de Portugal além-fronteiras, mas também como factor de coesão social e educação de jovens e crianças para a cidadania, Frederico Nunes lembrou o apoio do município ao movimento desportivo desde o início da pandemia da covid-19: " Providenciamos desde o início de março desinfeção e formação nessa matéria aos clubes desportivos, kits de proteção pessoal e a possibilidade de obterem receitas adicionais com a venda de máscaras a preços acessíveis à população". 

Mas, neste período de retoma da atividade, o município receonhece que os clubes necessitam de apoio financeiro efetivo. Por isso, Carlos Carreiras anunciou um pacote de 350 mil euros que vai ser distribuindo pelos clubes do concelho, de acordo com determinados factores concretos, como número de atletas e de treinadores, equipamentos existentes, etc. 

Como referiu o secretário de estado da Juventude e do Desporto, " Cascais é um município amigo do Desporto. E o evento Sports Weekend é a demonstração do interesse e paixão de Cascais pelo movimento desportivo". 

Sendo o tema deste fórum - o ponto alto deste fim de semana dedicado ao desporto- as consequências da pandemia na atividade desportiva, o selecionador nacional de futebol, referiu que "o trabalho mental é o grande desafio para os seus jogadores", pois se os jogadores "estiverem bem e frescos do ponto de vista mental, estarão bem para retomar o treino físico". Fernando Santos deixou também uma mensagem: " O que mudou perante esta pandemia foi a forma de encarar tudo. O mais importante é o respeito pelos outros e a responsabilidade de todos pelo bem comum". 

Também o ex-selecionador nacional de Rugby acompanhou a mensagem de Fernando Santos: " É preciso manter esse sentido de causda nacional no combate à pandemia e esse sentido de responsabilidade para com os outros".

Tomaz Morais lembrou, ainda, que "Em tempos de crise, o desporto é uma atividade que não existe como prioridade e cujo impacto económico não é muitas vezes vísivel", daí defender a necessidade urgente de apoio aos clubes desportivos. 

Para o atleta olímpico Marcos Chuva, "O Desporto é emoção" e confessou mesmo que durante o confinamento precisou de apoio psicológico da família. "O grande desafio agora é mais mental que físico", afirmou o atleta. 

O Cascais Sports Weekend visa a formação e partilha de conhecimentos na área do exercício físico, desporto, saúde e bem-estar e as várias ações de formação gratuitas, abertas à população em geral, desportistas, professores, treinadores, dirigentes desportivos e a todos os interessados em partilhar experiências. PL

Cascais Digital

my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0