CONTACTOS
Fale connosco
800 203 186
Em rede

Está aqui

Musealização do Mosaico da villa romana de Freiria

Património Arqueológico com mais de 2.000 anos

A villa romana de Freiria é um dos principais elementos do património histórico e cultural do Concelho de Cascais. Um lugar que, mesmo com o passar dos anos, conta milhares de histórias e uma parte da história do território de Cascais.

Em meados dos anos 80, Guilherme Cardoso e José d’Encarnação, arqueólogos, lideraram uma exploração que descobriu vestígios inequívocos da existência de uma villa romana. E parte desses vestígios foi um tapete de mosaico que, após anos de investigação e trabalhos de preservação, veio agora a ser musealizado.

Nesta sexta-feira, 10 de abril, foi inaugurado o novo espaço museológico que contém o mosaico inicialmente descoberto em 1986, e que vem reforçar a oferta deste sítio arqueológico de interesse ímpar para a compreensão da história da nossa comunidade.

Nuno Piteira Lopes, presidente da Câmara Municipal de Cascais, esteve presente na inauguração deste espaço, que agora se encontra protegido por uma cobertura, reforçando o papel do património na construção de uma comunidade: “Uma comunidade que conhece a sua história, é sempre uma comunidade mais coesa. É sempre uma comunidade com mais identidade. Tem razoes concretas para se conhecer como comunidade e não apenas como um conjunto de pessoas agregadas que habitam o mesmo espaço,” disse.

No espaço onde se encontra o mosaico, é agora visível o pavimento de uma sala de refeições, podendo observar-se três dos quatro tapetes que a compunham. Os visitantes poderão admirar o mosaico que decorava a sala de jantar da casa de Titus Curiacius Rufino, senhor da villa há mais de 2000 anos.

Luís Almeida Capão, vice-presidente da Câmara Municipal de Cascais, e a vereadora Rita Coimbra, marcaram presença nesta cerimónia de inauguração, que contou também com Guilherme Cardoso e José d’Encarnação.

“Estamos aqui num final de tarde do mês de abril e, como vêem, a temperatura é absolutamente extraordinária, o que significa que estamos num sítio que os romanos souberam, muito bem, escolher para viver,” brincou José d’Encarnação.

“Cada vez que alguém observar este mosaico, vai poder perceber que Cascais tem uma história que vale a pena conhecer,” realçou Nuno Piteira Lopes.

CMC | DCG | MC | DB

 

Cascais Digital

my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0