CONTACTOS
Fale connosco
800 203 186
Em rede

Está aqui

Na Parede há uma nova escola cheia de luz

A escola EB 1 integrada de Santo S. António é nova, moderna e foi inaugurada.

Uma escola não é, decididamente, um só edifício, ainda que novo. É muito mais do que isso. É o encanto do saber e para o qual contribuem vários edifícios. Mas lá que uma escola nova ajuda… lá isso ajuda e muito! E esta foi um processo difícil, explicaria o presidente da Câmara Municipal de Cascais, Carlos Carreiras, na cerimónia de inauguração.

“Desde Rana [a escola que esta veio substituir] até aqui tivemos um conjunto de percalços. Empresas que foram falindo e sempre que isso acontecia voltava tudo ao início. Enfim, um conjunto de vicissitudes que foram finalmente ultrapassados”.

Agora, transposto, finalmente, o portão e ultrapassado o lance de escadas de acesso a um patamar exterior, a porta envidraçada da nova Eb1 de Santo António, na Parede, dá acesso a um corredor espaçoso e iluminado. A luz espreita do exterior por dois grandes espaços. De um lado um recreio coberto que entra pela escola como um forte convite à eficiência energética, mas também uma presença difusa da imaginação criativa do lúdico no momento de aprendizagem em sala de aula, como se o momento de brincar e de aprendizagem se interpenetrassem e as paredes caíssem .

Do outro lado, o jardim interior é um espaço polivalente e dá de caras com a biblioteca numa harmonia perfeita. Porque a imaginação não precisa de barreiras precisa de luz, muita luz por sinal, que ilumine os vários edifícios da escola, quem aprende e quem ensina.

O jardim exterior, partilhado pelos alunos do Básico e do Secundário, é um microclima, um contratempo urbano que prolonga a luz de um fim de tarde saudoso e bucólico. É como uma despedida saudosa e um convite ao regresso.  

Inaugurada agora, a 23 de novembro, a nova EB1 de Santo António na Parede é uma boa prenda de Natal para as duas dezenas de alunos do pré-escolar e para os 114 alunos do 1.º ciclo que deixaram, finalmente, as velhas salas de aula. Integra o Agrupamento de Escolas da Parede e remete para a história a velha escola Rana 2, finalmente rendida. Um investimento a rondar os dois milhões de euros.

 

 

Cascais Digital

my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0