CONTACTOS
Fale connosco
800 203 186
Em rede

Está aqui

Nova Unidade de Cuidados Continuados em Carcavelos

Cascais aposta em mais cuidados de saúde no concelho. A 26 de setembro foi assinado um memorando com vista à construção de uma Unidade de Saúde de Cuidados Continuados em Carcavelos. O documento foi assinado entre a Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Carcavelos e São Domingos de Rana (AHBVCSDR) e a empresa promotora RAX-Portugal. A unidade de saúde irá integrar a rede nacional de cuidados continuados e beneficiar, financeiramente, a associação de bombeiros.
A Unidade de Saúde de Cuidados Continuados será instalada no terreno, que estava destinado à construção do novo quartel de bombeiros.
 
“A associação dos bombeiros aproveitou uma oportunidade cedendo um espaço que nos pertence e que estava destinado para um novo quartel. Pedimos à câmara que fosse destinado para aí ser instalada esta unidade de saúde, que irá permitir não só o apoio à comunidade como estão reservadas, conforme descrito no memorando, um número de vagas que serão geridas pela associação em conjunto com a Ação Social da Câmara Municipal de Cascais”, adianta António Leitão, presidente da AHBVCSDR.
 
O vereador da Câmara de Cascais, Ricardo Baptista Leite, explica que “com a alteração do Plano Diretor Municipal (PDM) é possível, com um valor substancialmente mais baixo os bombeiros, poderem atualizar e renovar o seu atual quartel e, assim, ceder o terreno para esta nova unidade de cuidados continuados, garantindo um usufruto financeiro para os bombeiros para continuarem a fazer a sua ação social e humanitária”.
 
A Unidade de Cuidados Continuados será dotada da tecnologia mais avançada. “Queremos instalar o que se faz de melhor na Europa e no mundo. A parte tecnológica ajuda num trabalho individual e humano, que normalmente é feito por assistentes. Por exemplo, o utente não precisará de tocar na campainha para chamar um assistente. Através da respiração é detetado se o utente precisa de ajuda e a pulsação pode ser medida através da própria roupa. Cascais está a apostar tanto na tecnologia, então nós também iremos introduzir a tecnologia nesta unidade de cuidados continuados”, explica Carlos Araújo, da RAX- Portugal. 
 
 
“Passa a haver mais uma unidade com mais 120 camas em plena União de Freguesias de Carcavelos e Parede, na mesma localidade onde ficará o novo Centro de Saúde de Carcavelos, uma piscina e um ginásio com condições necessárias para o apoio àquelas pessoas com necessidades de cuidados de saúde”, a que se junta “o centro ortopédico no antigo Hospital José de Almeida, na Parede, uma unidade a nível internacional”, adianta Ricardo Baptista Leite, reforçando ainda a já anunciada “cobertura plena dos cidadãos de Cascais que procurem médicos de família. Estamos a criar um cluster virado para a saúde dando uma resposta concreta às necessidades da população. Com esta aposta passamos a ter uma resposta de saúde que certamente trará melhor qualidade de vida para todos ”, conclui o vereador da Câmara de Cascais.
 

Cascais Digital

my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0