Está aqui
Nova Unidade de Saúde de Cascais prestes a abrir portas










O edifício da nova Unidade de Saúde de Cascais, no antigo edifício das Águas de Cascais (SMAS), está concluído e prestes a abrir portas, com inauguração prevista para 13 de outubro. As instalações receberam esta quinta-feira, 18 de setembro, a visita do Executivo Municipal, momento que marcou a sua entrega aos organismos dos Ministérios da Saúde e da Justiça competentes para equipar e dotar a Unidade de Saúde do meios técnicos e humanos necessários ao seu funcionamento.
“É um dia muito feliz. É um edifício que simboliza um compromisso e um trabalho conjunto entre a Câmara Municipal de Cascais e a Unidade Local de Saúde de Lisboa Ocidental e nos vai permitir ter condições de excelência para prestar os melhores cuidados à população que servimos”, referiu Isabel Aldir, presidente da ULS de Lisboa Ocidental.
Com um investimento de 8,3 milhões (3,07M€ financiados pelo PRR e o restante pelo Município), esta nova Unidade de Saúde vai incluir, para além da Unidade de Saúde Familiar (USF Vila), a Unidade de Cuidados de Saúde Personalizados (UCSP Cascais), e a Unidade de Recursos Assistenciais Partilhados (URAP Cascais), assim como um Gabinete Médico Legal e Forense.
"Tínhamos assumido um compromisso quer com o Ministério da Saúde, quer com o Ministério da Justiça, de construirmos aqui um novo Centro de Saúde de Cascais. Ao mesmo tempo, também construirmos, nas mesmas instalações, uma extensão da delegação do Instituto de Medicina Legal. Esse compromisso está concluído. Entregámos hoje os edifícios aos respetivos organismos do Governo Central para que sejam equipados e dotados de pessoal para abrir portas o mais rápido possível", disse Carlos Carreiras, presidente da Câmara Municipal de Cascais.
O autarca informou, ainda, que, nesta fase de transição, a Unidade de Saúde que funciona junto ao Mercado de Cascais continuará aberta como serviço de apoio, assim como o projeto Bata Branca, através da Santa Casa da Misericórdia. " Com estas novas unidades de saúde, de S. Domingos de Rana, de Carcavelos e, agora, a de Cascais, asseguramos que até ao final do ano todos os residentes do concelho tenham um médico de família", acrescentou Carlos Carreiras.
Vão funcionar nesta nova Unidade de Saúde de Cascais, a Unidade de Saúde Familiar (USF Vila), a Unidade de Cuidados de Saúde Personalizados (UCSP Cascais) e a Unidade de Recursos Assistenciais Partilhados (URAP Cascais), oferecendo, assim, melhores condições de atendimento para utentes e profissionais, com gabinetes médicos e de enfermagem, áreas de tratamento, consultas especializadas e espaços administrativos. Já o Gabinete Médico Legal e Forense, que deixa o Cemitério da Guia, passa a dispor de instalações modernas e adequadas ao apoio à justiça e à investigação forense.
No que se refere ao edifício propriamente dito, a requalificação e remodelação, mativeram a traça modernista original, mas dotados das valências necessárias para responder às necessidades atuais, devolvendo ao património público um edifício de valor histórico e arquitetónico com novas funções de interesse coletivo.