CONTACTOS
Fale connosco
800 203 186
Em rede

Está aqui

Novo concurso de hidrogénio verde lançado em Cascais

Ministro do Ambiente enalteceu papel da autarquia rumo à descarbonização.

“Não há muitos exemplos como o de Cascais, que já tem autocarros movidos a hidrogénio e outros projetos desenvolvidos nesta área”, justifica João Pedro Matos Fernandes, ministro do Ambiente e da Ação Climática, para a escolha do Multisserviços da Adroana como local onde, nesta terça-feira, foi apresentado o novo aviso do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), que visa financiar projetos de produção e utilização de gases renováveis, como o hidrogénio verde.

Este primeiro aviso, no valor de 62 milhões de euros, tem candidaturas abertas até ao final de 2021 – a serem realizadas através do Fundo Ambiental –, mas o PRR vai contemplar ainda mais dois avisos. Os três avisos disponibilizam no total 185 milhões de euros para investimentos em hidrogénio e gases renováveis. 

"São beneficiárias as pessoas coletivas, públicas ou privadas, que pretendam desenvolver projetos industriais de produção de hidrogénio renovável e outros gases renováveis", referiu ainda o ministro, que frisou que cada beneficiário poderá receber até cinco milhões de euros, sendo que a dotação pode chegar até aos 10 milhões "caso os projetos abranjam mais elementos da cadeia de valor, ou seja, incluam a integração da produção, distribuição e o(s) consumidor(es) final(is)".

Mantendo o objetivo de fomentar projetos sustentáveis e amigos do ambiente, Cascais que, além dos dois autocarros movidos a hidrogénio, tem um posto de abastecimento móvel provisório de hidrogénio que dará lugar a um definitivo, a ter lugar na Abuxarda.

“A ideia é alargar a nossa frota de autocarros a hidrogénio. Já estão também a ser desenvolvidos estudos e projetos-piloto para os veículos de recolha de resídos passarem a ser movidos a hidrogénio, bem como as viaturas ligeiras municipais”, deu conta Miguel Casaca, presidente do conselho de administração da Cascais Próxima, entidade que gere a mobilidade no concelho.

Já Joana Balsemão, vereadora com o pelouro do Ambiente na Câmara Municipal, frisa que “vão ser usadas várias ferramentas para reduzir as emissões carbónicas do território concelhio” e o hidrogénio é uma delas. “O hidrogénio tem uma pegada carbónica muito reduzida e é muito vantajoso para a qualidade do ar e sonora”, termina.      

SJ/CMC

Cascais Digital

my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0